Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Uma cidade que inspira arte, música, poesia e é conhecida por nomes como Dona Canô, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Jorge Portugal, Santo Amaro da Purificação, no Recôncavo Baiano, recebeu nesta segunda-feira (30), uma unidade de ensino de tempo integral do Governo do Estado. Na ocasião, o governador Jerônimo Rodrigues também entregou um ônibus escolar, sistema integrado de abastecimento de água, além de títulos de terra do Projeto Bahia mais Forte. Os investimentos estimados no município foram de R$ 71 milhões.

O governador destacou a importância de uma estrutura educacional de grande porte na famosa cidade do Recôncavo Baiano.“Santo Amaro merece. É um cartão postal de quem passa aqui e nós temos a certeza que a escola vai ajudar muita gente a se desenvolver na vida, profissionalmente e culturalmente”, disse.

Link Personalizado

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

A nova sede do Colégio Estadual de Tempo Integral Teodoro Sampaio, que leva o nome do engenheiro, historiador e literato santamarense, possui uma estrutura moderna e de ponta. São 24 salas de aula, três laboratórios, uma sala maker (espaço que incentiva a criatividade através do uso de tecnologias digitais), biblioteca, teatro, restaurante, campo de futebol society com pista de atletismo, vestiário, piscina semiolímpica, 31 banheiros e ginásio.

A secretária da educação, Rowenna Brito, considerou a nova unidade educacional como um palácio do conhecimento. “Essa é uma escola que tem a identidade do povo de Santo Amaro. Aqui os 955 estudantes constroem ciência nos nossos laboratórios, arte, educação e cultura. O nosso teatro também foi uma homenagem ao grande professor e poeta da cidade, Jorge Portugal. Foram R$ 35 milhões investidos aqui”, destacou.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

O estudante Hendric Cauã Silva Mota, 17 anos, do 3º ano do ensino médio, aprovou a nova estrutura. “Aqui é muito diferente da outra escola. Temos uma estrutura melhor, mais oportunidade e vontade de aprender. Antes a sala tinha ventiladores, agora tem ar-condicionado, o que já é uma melhoria muito grande. Temos também uma biblioteca para poder estudar com muitos livros”, disse.

No espaço externo do equipamento, desenhos em grafite colorem as paredes, contando a história cultural da cidade. O chefe do executivo fez uma homenagem simbólica à escritora e matriarca da família Veloso, Dona Canô, integrando o seu nome à obra de arte. “Santo Amaro é movida por uma energia espiritual, uma cultura muito forte. Aqui nós temos uma família importante para a nossa cultura e Dona Canô é a expressão máxima disso. Uma mulher inspiradora, um exemplo de força, doçura, independência e determinação. Que as nossas estudantes possam tê-la como referência. Tenho certeza de que essa escola vai ajudar muitos estudantes a desenvolverem as suas potencialidades”, afirmou Jerônimo Rodrigues.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

O público ainda assistiu à apresentação de um grupo de samba de roda e da cantora e compositora santamarense, Belô Velloso, neta de Dona Canô. O coral Caetano Veloso, do Colégio Estadual de Tempo Integral Teodoro Sampaio, encerrou o momento musical da inauguração.

Mais investimentos para Santo Amaro

Com a entrega da nova escola, o Governo do Estado, através da Secretaria da Educação (SEC) vai reestruturar um pavilhão do prédio antigo, no centro, para a cultura e arte, por conta da história da cidade. Mais duas escolas nos distritos serão licitadas e a obra do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) concluída. Serão quatro unidades escolares compondo a estrutura educacional de Santo Amaro nos próximos anos.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Dez títulos de terra do Programa Bahia Mais Forte Legal ainda foram entregues aos moradores da zona rural, garantindo mais segurança jurídica aos proprietários. A aposentada de 72 anos, Firmina da Cruz, da comunidade Ponto do Carvão, estava emocionada por receber o documento. “Esperei tanto por esse momento. Estou muito feliz”, disse.

O governador também entregou a primeira etapa do Sistema Integrado de Abastecimento de Água (SIAA) de Oliveira dos Campinhos, Canoas, Nova Conquista, Urupi, Tanque de Senzala e Quatro, com um investimento de R$ 20 milhões. Foram realizadas 2.410 ligações domiciliares, beneficiando 9.864 habitantes.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Jerônimo ainda autorizou a Embasa a licitar a segunda etapa do SIAA de Oliveira dos Campinhos, Barro Vermelho, Muringue, Nova Conquista e Urupi. Obras de drenagem urbana nas margens da BR-420 também devem ser licitadas em breve.

Repórter: Simônica Capistrano/GOVBA