Foto: Tatiana Azeviche - Ascom/Setur-BA

A Expo Favela Innovation Bahia foi realizada, na sexta-feira (27) e sábado (28), no Armazém Convention, em Lauro de Freitas, na zona turística Costa dos Coqueiros. A maior feira de empreendedorismo e inovação do país, envolvendo moradores das periferias, recebeu mais de 10 mil pessoas e movimentou cerca de R$ 1 milhão. O evento, organizado pela Central Única das Favelas (CUFA), teve o apoio do Governo do Estado, por meio das secretarias de Turismo (Setur-BA), do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) e Promoção da Igualdade (Sepromi).

Palestras, debates, exposições, rodadas de negócios, shows e desfiles de moda integraram a programação, com a participação de empreendedores de Salvador e de diversas regiões do estado, além de representantes de outros pontos do país. Durante a feira, a Setur-BA fez o receptivo para os visitantes e promoveu o turismo de base comunitária desenvolvido na Bahia.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

“A Expo Favela tem o objetivo de conectar os moradores das periferias ao mundo do empreendedorismo, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico. O turismo tem tudo a ver com isso, pois essas comunidades recebem visitantes interessados em vivenciar as tradições da Bahia, gerando emprego e renda para o estado”, ressaltou a chefe de gabinete da Setur-BA, Giulliana Brito.

O ator carioca Hélio de la Peña foi uma das atrações do evento e destacou a relevância da edição baiana. “A Expo Favela é um intercâmbio comercial e cultural que promove a autoestima das comunidades e, na Bahia, teve um diferencial, afinal, todo mundo quer vir para cá”, pontuou.

“A feira acaba sendo a síntese dessa grande diversidade que encontramos no território baiano. Com certeza, a favela da Bahia é uma potência”, destacou a presidente da CUFA Brasil, Kalyne Lima.

Turismo comunitário

A Setur-BA preside o Comitê Gestor do Turismo Comunitário da Bahia, composto por representantes de instituições públicas e privadas e da sociedade civil. O trabalho do colegiado visa impulsionar o segmento, em que comunidades tradicionais organizam roteiros e prestam serviços aos visitantes, nas 13 zonas turísticas baianas. Dentre as ações da secretaria, estão a promoção dos atrativos das localidades, em feiras de turismo nacionais e internacionais, e capacitação de mão de obra que atua no segmento.

Fonte: Ascom/Setur-BA