Foto: Arquivo pessoal

A transformação de vida por meio da agricultura familiar é uma realidade para as mulheres da Associação dos Pequenos Agricultores da Comunidade do Riacho do Caboclo (Asparc), no município de Presidente Tancredo Neves, localizado no Baixo Sul do estado.

Após a implantação de quintais produtivos, pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), um total de 30 famílias produzem uma variedade de produtos que, além de ser fundamental para o consumo dessas famílias, garante renda por meio da comercialização tanto para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) quanto para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

Link Personalizado

São produtos fresquinhos e sem agrotóxicos como banana, laranja, abóbora, chuchu, coco, abacaxi, mamão, coentro, cebola, alface e couve, que hoje fazem parte da alimentação mensal de 80 famílias em vulnerabilidade social beneficiadas pelo PAA, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Os produtos são entregues para a Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (Fase) e distribuídos em parceria com a Igreja Batista, Pastoral da Criança, Associação das Artesãs e Doceiras de Moenda e Instituto IDEA.

Fotos: Gabriella Navarro

A presidente da Asparc, Ednalva Lima, comenta os avanços da produção na comunidade. “Antes, íamos comprar hortaliças e outros produtos na cidade e, hoje, eu produzo os alimentos, distribuo com meus filhos e vendo para o PAA e o PNAE”, celebra a agricultora.

A agricultora familiar Valdelice Maria de Jesus tem orgulho de falar sobre o impacto da construção dos quintais. “Os quintais foram de grande valia para nós, porque além de estarmos consumindo e produzindo produtos de qualidade, também tiramos uma renda extra, vendendo para o PAA e PNAE. Atualmente, consigo tirar de 500 a 600 reais, por mês, com a venda dos produtos e isso faz diferença na nossa vida”, finaliza.

Fotos: Gabriella Navarro

O sucesso da produção em Presidente Tancredo Neves é um dos exemplos das ações da CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), que atua no processo de garantia de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e de geração de renda para as famílias agricultoras. É mais uma ação que impacta na produção sustentável e saudável de alimentos e no combate à fome no Estado.

Fonte: Ascom/CAR