Foto: Fernando Barbosa - Ascom/Ipac

Os estudantes do Colégio Estadual Rafael Oliveira, localizado em Cajazeiras, visitaram, na quarta-feira (2), o Centro Histórico de Salvador. Além de passarem por pontos turísticos e históricos, eles participaram de atividades no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab). Esta é uma iniciativa do Programa Estudantes nos Museus, uma parceria entre as secretarias estaduais da Educação (SEC) e de Cultura (Secult-BA), através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac).

Este foi o primeiro dia de visitação do Programa ao Muncab, equipamento que recebe temporariamente os estudantes enquanto o Solar Ferrão está em processo de requalificação. Além de visitarem a exposição ‘Raízes, Meio e Começo’, os estudantes participaram de oficinas e atividades culturais.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Marcelo Lemos, diretor geral do Ipac, reforçou a importância de firmar novas parcerias para ampliar o acesso aos equipamentos culturais. “Esta colaboração é muito importante, pois fortalece a rede que tem sido criada entre os museus geridos pelo Governo do Estado e as instituições que administram outros equipamentos. O Muncab funciona em um prédio cedido pela Secretaria de Cultura mas, para além disso, precisamos intensificar essa cooperação com a dinamização desses espaços. É isso que estamos fazendo com um programa tão especial como o Estudantes nos Museus, que leva alunos da rede estadual de ensino a conhecer o ótimo trabalho desenvolvido pelo Muncab.”

Foto: Fernando Barbosa – Ascom/Ipac

Para Cíntia Maria, diretora geral do Muncab, receber os estudantes é um marco importante para o museu. “Além de aproximar os jovens da cultura afro-brasileira, essa iniciativa amplia o diálogo sobre nossa história e promove uma educação mais inclusiva e conectada às suas raízes culturais. A colaboração entre o Ipac e o Muncab é essencial nesse processo, pois une esforços para garantir que o patrimônio cultural seja acessível a todos. A união entre o poder público e o terceiro setor é fundamental, pois estamos formando novos olhares e sensibilizando futuras gerações para a importância da preservação do nosso patrimônio”.

Primeira vez em um museu, a estudante Maria Clara falou sobre a experiência. “Esta foi a minha primeira vez em um museu e foi uma experiência muito interessante. Eu vi esculturas e obras de arte lindas. Foi emocionante ver a exposição, pois ela retrata a minha história. Foi algo muito bom de vivenciar e tive essa oportunidade através da minha escola”.

Sobre o Programa
Lançado em julho deste ano, o Estudantes nos Museus visa promover e incentivar a articulação entre os equipamentos culturais e as escolas da rede estadual, através da realização de visitas dos estudantes focadas em ações socioculturais e educativas.

Fonte: Ascom/Ipac