Caruru de Dona Dalva, Podomblé e Othelo, O Grande estarão no Bem Bahia da TVE
Foto: Ascom/Irdeb

O Bem Bahia desta quinta-feira (3) vai até a cidade de Cachoeira conhecer o tradicional caruru de Cosme e Damião feito por Dona Dalva Damiana. O telespectador ainda confere a musicalidade do programa Podomblé, e acompanha o lançamento do documentário ‘Othelo, O Grande’. O programa vai ao ar todas as quintas-feiras, às 19h30, com horário alternativo às sextas-feiras, às 19h, e aos domingos, às 18h30. Também é possível acompanhar pelo canal da TVE no YouTube, no link http://youtube.com/tvebahia.

Dalva Damiana de Freitas, de Cachoeira (BA), conhecida como dona Dalva, tem 96 anos e nasceu em 27 de setembro, dia de Cosme e Damião, dos quais é devota. Ela é uma das Mestras de Cultura Popular mais famosas da Bahia, tendo recebido inclusive o título de doutora honoris causa pela UFRB. Há muitas décadas mantém a tradição de, em seu aniversário, oferecer o caruru em homenagem aos santos católicos, mas com preservando os saberes e práticas das tradições afro-brasileiras, e o Bem Bahia acompanha a festividade enquanto Dona Dalva conta sua história e prepara seu famoso caruru.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Ascom/Irdeb

O telespectador conhece o trabalho de Adriano Azevedo, apresentador do podcast Podomblé, programa que difunde a musicalidade e a cultura de matriz africana. Sobrinho de Mãe Stella, nascido e criado no Afonjá, Adriano é Alabê por formação, jornalista, e realiza diversos projetos voltados para a difusão dos saberes dos terreiros de candomblé. Além de acompanhar a gravação do podcast, o Bem Bahia bate um papo com Adriano diretamente do Ilê Axé Opô Afonjá, onde ele revela um pouco sobre o toque dos alabês e reflete a respeito o papel das novas tecnologias de comunicação para a musicalidade de terreiro.

O documentário ‘Othelo, O Grande’ chega aos cinemas trazendo a história de Sebastião Bernardes de Souza Prata, conhecido como Grande Otelo, o primeiro grande ator e comediante negro do Brasil. O diretor do filme, Lucas Rossi, revela como se deu o processo de concepção e produção da obra, que já foi indicada e recebeu diversos prêmios. O cineasta também relata a importância de Otelo para a televisão e o cinema brasileiro, inclusive no aspecto do combate ao racismo no audiovisual do século XX.

Foto: Ascom/Irdeb

Serviço:
Caruru de Dona Dalva, Podomblé e Othelo, O Grande no Bem Bahia da TVE
Quando: Quinta-feira (03), às 19h30. Horário alternativo na sexta-feira (04), às 19h, e no domingo (06), às 18h30
Onde: TVE e youtube.com/tvebahia

Fonte: Ascom/Irdeb