Foto: Amanda Chung - Ascom/SEC

Em comemoração ao Dia dos Professores, a Secretaria da Educação do Estado (SEC) presenteou educadores da rede estadual de ensino com convites para assistirem ao espetáculo “Torto Arado – O Musical ” na noite de sábado (5), no Sesc Casa do Comércio, em Salvador. A iniciativa busca reconhecer e valorizar o trabalho dos professores, oferecendo uma experiência cultural de grande relevância.

Dirigido por Elisio Lopes Jr., o espetáculo é uma adaptação do aclamado livro “Torto Arado”, escrito pelo autor baiano Itamar Vieira Junior. A obra, vencedora do Prêmio Jabuti de Melhor Romance de 2020, foi traduzida para 24 idiomas e continua ganhando reconhecimento internacional. No palco, o musical traz à vida a história de duas irmãs no sertão baiano e suas lutas diante das desigualdades sociais, explorando temas profundos como a ancestralidade, o trabalho rural e a resistência.

Link Personalizado

Rosemeire Maria Santos Marques, professora de Biologia e Saúde Integrada do Colégio Estadual Manoel Devoto, expressou sua emoção ao assistir à peça. “Eu fiquei muito feliz por ter recebido esse ingresso, achei a iniciativa fantástica. Foi um verdadeiro presente. O livro ‘Torto Arado’ foi trabalhado esse ano lá na minha escola. É de autor baiano e fala do trabalho escravo, do racismo e do preconceito. Itamar fala do que eu falo e para mim nós temos muito em comum”, disse.

O musical proporciona uma experiência imersiva e impactante, trazendo à tona questões sociais relevantes e oferecendo ao público momentos de profunda reflexão. A iniciativa da SEC é uma forma de celebrar o compromisso dos professores com a formação e cultura, ao mesmo tempo em que os presenteia com uma obra de arte de grande qualidade.

A superintendente de Recursos Humanos da Educação, Rosário Muricy, destacou a importância da ação. “A Secretaria da Educação foi pioneira em divulgar a obra do autor, e o livro é muito intenso. Estou com muita expectativa de ver esse musical. Eu parabenizo a SEC por ter distribuído os ingressos e aberto esse espaço para os professores estarem aqui, envolvidos. Eles que trabalharam com o livro nas escolas”.

Fonte: Ascom/SEC