Foto: Ascom/TCA

Buscando promover o intercâmbio com grupos e companhias de dança locais, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) recebe a Reforma Cia de Dança, companhia dirigida pelo bailarino Guego Anunciação. Sediada no Espaço Xisto Bahia, nos Barris, durante as obras da terceira etapa da reforma do Novo TCA, a companhia pública de dança da Bahia promove uma troca artística e técnica com a Reforma. O resultado será visto em cena, no mês de novembro, com a construção de um novo espetáculo de dança.

Abrindo o último trimestre do ano, o Balé do Teatro Castro Alves oferece durante o mês de outubro aulas abertas de balé clássico, ministradas pelo dançarino da companhia Leonard Henrique, no Espaço Xisto Bahia — localizado na Biblioteca Pública dos Barris. As turmas são direcionadas para interessados que tenham um conhecimento intermediário ou avançado na prática. São ofertadas 15 vagas por aula, preenchidas mediante ordem de chegada, em todas as segundas e quartas do mês, das 10h30 às 12h.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Ascom/TCA

As aulas, totalmente gratuitas, oferecem uma abordagem ao Balé Clássico como uma ferramenta para o aprimoramento físico e a compreensão muscular, focando na manutenção da forma física e técnica de bailarinos profissionais e alunos de nível intermediário a avançado. Os encontros acontecem no Espaço Xisto da Bahia, parte da Biblioteca Pública dos Barris, que vem sediando as atividades do BTCA durante as obras da 3ª etapa do Teatro Castro Alves.

BTCA – Companhia pública de dança contemporânea fundada em 1981, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) tem direção artística interina de Rose Lima e é um corpo artístico estável do Teatro Castro Alves (TCA), vinculado à Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (Secult-BA). Conta no seu repertório com mais de 100 montagens de importantes coreógrafos. Em sua história recente, destacam-se “Lub Dub” (2017), “CHAMA: Coreografia para artistas incendiárixs” (2018), “A História do Soldado” (2019) – esta em parceria com a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba), “Viramundo” (2022) e “Você Sabia?” (2023).

Programação sujeita a alterações:

Aulas abertas de balé clássico com Leonard (outubro)

Onde: Espaço Xisto Bahia – Sala Carlos Moraes.

Dias: 02, 07, 09, 14, 16, 21, 23, 28 e 30 de outubro.

Horário: 10h30 às 12h.

Entrada: 10 minutos antes do início

Público-alvo: bailarinos profissionais e alunos de nível intermediário ao
avançado.

Vagas: 15 por turma, por ordem de chegada.

Reafirmando seu compromisso com a dança como expressão artística, ampliando seu papel na formação de novos artistas e no diálogo entre vertentes da dança contemporânea, o Balé Teatro Castro Alves atua com o projeto “BTCA Em Movimento”. A inciativa visa aprofundar a compreensão da companhia como promotora de políticas públicas para a dança, destacando sua contribuição histórica e capacidade de adaptação às novas demandas sociais.

Fonte: Ascom/TCA