Foto: Matheus Lemos / Ascom Sema-Inema

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) participaram, nesta terça-feira (8), da 27ª Reunião Plenária Ordinária do Fórum Baiano de Comitês de Bacias Hidrográficas (FBCBH), realizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

Em destaque na programação, as iniciativas do Governo do Estado para elaboração dos Planos de Recursos Hídricos e do Enquadramento das bacias, o programa de Pagamento por Serviços Ambientais e o uso do geoprocessamento para análise de mapas interativos.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Matheus Lemos / Ascom Sema-Inema

Na oportunidade, o analista da Coordenação de Tecnologia da Informação e Comunicação do Inema, Rogério Pereira, apresentou o trabalho realizado para criação de mapas interativos com as divisões por Regiões de Planejamento e Gestão das Águas (RPGA’s).

“Esta é uma demanda recorrente dos membros dos comitês, apresentada pela secretaria executiva, para análise das delimitações e do percentual do território de cada município dentro das RPGA’s. Através do GEOBahia foi possível gerar esses mapas temáticos, de forma interativa e de fácil entendimento, para todos os usuários, é uma ferramenta completa que pode auxiliar o planejamento e a tomada de decisões na gestão de recursos hídricos em todo o estado”, destacou Pereira.

Foto: Matheus Lemos / Ascom Sema-Inema

Outro ponto de destaque da reunião foi a apresentação do cronograma para contratação e elaboração dos planos de recursos hídricos das bacias hidrográficas dos rios Peruípe, Itanhém e Jucuruçu (PIJ), do Leste, do Entorno do Lago de Sobradinho e do Frades, Buranhém e Santo Antônio (FRABS).

“Detalhei, para os membros do Fórum, as etapas de cada um destes planos, discutindo temas chaves como equipe contratada, metodologia, a mobilização social, os estudos e a qualidade dos produtos que serão entregues. Destaquei também a atuação do Inema e de seu corpo técnico em todo o processo, acompanhando a execução do serviço de elaboração do plano de bacia, na fiscalização do contrato e também na interlocução com os comitês”, pontuou o diretor de recursos hídricos e monitoramento ambiental do Inema, Antônio Martins.

Já a especialista em meio ambiente e recursos hídricos da Sema, Larissa Cayres, levou para o encontro os principais pontos do Programa Estadual de Pagamento por Serviços Ambientais (PEPSA). “Fiz uma abordagem para a compreensão dos membros do colegiado em relação às iniciativas governamentais para consolidar e ampliar esta política pública de incentivo à conservação ambiental, por meio de recompensa financeira ou de outras, destinada a pessoas ou entidades que, voluntariamente, atuem como provedores pagadores ou intermediários de serviços ambientais e ecossistêmicos”.

Além das apresentações técnicas, o encontro discutiu questões administrativas importantes para o funcionamento dos CBH’s estaduais. Entre os temas abordados estavam os processos de diárias e passagens para os representantes desses comitês, visando otimizar a participação nas reuniões e atividades relacionadas à conservação dos recursos hídricos.

“Estamos empenhados em garantir que os Comitês de Bacias Hidrográficas da Bahia tenham o suporte necessário, todo o apoio administrativo para o pleno desenvolvimento dos trabalhos e rotinas competentes aos seus membros”, destacou a coordenadora da Secretaria Executiva dos Comitês de Bacias Hidrográfica, Thamires Gomes.

O Fórum Baiano de Comitês de Bacias Hidrográficas tem um papel essencial na articulação entre os comitês e as instituições públicas, promovendo a gestão participativa e descentralizada dos recursos hídricos no estado.

Fonte: Ascom Sema/Inema