Foto: Divulgação

O Univerciência deste sábado (12) apresenta um aplicativo para celular que traz informações sobre amamentação, e uma pesquisa revela que uma proteína extraída da banana pode ativar o sistema imunológico humano. O telespectador confere ainda um estudo que aponta que o branqueamento dos corais no litoral sergipano chegou a 90%, e pesquisadores comprovam a presença de microplásticos no sistema digestivo de seres marinhos. O Univerciência vai ao ar aos sábados, às 13h30, com horário alternativo às quartas-feiras, às 19h.

Pensando nos desafios que mães de primeira viagem podem enfrentar no processo de amamentação, uma pesquisadora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), campus Juazeiro, desenvolveu um aplicativo de celular que fornece orientações práticas sobre o aleitamento materno. O projeto ainda conta com um curso sobre amamentação voltado para profissionais da saúde. O app ‘Amamente’ pode ser acessado pela loja de aplicativos para Android ou pelo link .

Link Personalizado

No campus de Itapetinga da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), pesquisadores de doutorado em Engenharia e Ciência de Alimentos descobriram que na banana existe uma proteína capaz de ativar o sistema imunológico do corpo humano contra diversos vírus e bactérias. O telespectador confere que a lectina de banana está sendo estudada para o desenvolvimento de possíveis vacinas e no uso para o tratamento de câncer. O próximo passo da pesquisa é verificar o uso dessa proteína para a suplementação alimentar.

Foto: Divulgação

Considerando as mudanças climáticas cada vez mais drásticas que o planeta vem enfrentando, uma pesquisa da Universidade Federal de Sergipe (UFS) observou que os corais do litoral sergipano estão sendo afetados por um processo de branqueamento que já chega a 90%. O fenômeno já é observado em diversas partes do mundo, e pode estar diretamente relacionado ao aumento da temperatura dos oceanos. Esse branqueamento aponta o enfraquecimento da saúde desses corais, e pode impactar drasticamente na sobrevivência de diversas espécies, já que esses seres são fundamentais para a cadeia alimentar da vida marinha.

Pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus Fortaleza, constatou que é possível encontrar microplástico no sistema digestivo de diversos seres vivos do mar na cidade. O Univerciência confere o processo de coleta de materiais que a pesquisa promove em parceria com atletas de canoa havaiana, que se voluntariam como cientistas cidadãos no projeto. A avaliação em microscópio dos resíduos coletados revela que a quantidade de plásticos no oceano é cada vez maior, que se degradam e são ingeridos por peixes e outros seres marinhos.

O Univerciência é o primeiro programa brasileiro de TV e Internet dedicado à popularização da ciência produzida no nordeste brasileiro. Criado em 2020 pela TV UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) e a partir da parceria entre a TVE Bahia e cerca de 50 instituições públicas de ensino superior de toda a região, o programa conta com conteúdos colaborativos com alcance e repercussão nacional, através da veiculação em mais de 25 TVs públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na Internet.

Acompanhe a TVE nas redes sociais:

instagram.com/tvebahia
tiktok.com/@tvebahia
facebook.com/tvebahia
twitter.com/tvebahia
youtube.com/tvebahia

Serviço:
App de amamentação, lectina de banana, branqueamento de corais e contaminação marinha por microplásticos no Univerciência deste sábado na TVE
Quando: sábado (12), às 13h30. Horário alternativo: quarta-feira (16) às 19h.
Onde: TVE e youtube.com/tvebahia

Fonte: Ascom/Irdeb