Governo do Estado mobiliza sociedade civil e poder público para as Conferências Municipais do Meio Ambiente
Foto: Matheus Lemos/Ascom Sema

A cidade de Feira de Santana, a 108 km de Salvador, um dos principais polos econômicos e sociais do estado, foi estrategicamente escolhida para dar início, nesta segunda-feira (14), a uma série de encontros promovidos pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), com o objetivo de mobilizar servidores, segmentos sociais e o poder público local, para apoiar as conferências municipais e intermunicipais de meio ambiente.

As atividades contaram com a participação dos servidores do Inema, de representantes dos Consórcios Públicos e Colegiados Territoriais de Desenvolvimento Sustentável (CDS e Codeter) e da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

As equipes vão percorrer, até sexta-feira (18), as principais cidades do interior, para mobilizar o maior número de pessoas para as conferências municipais, que devem ocorrer até dezembro deste ano, além de fazer parte do cronograma de preparação para a 4ª Conferência Estadual de Meio Ambiente (CEMA), que acontecerá em março de 2025, com o tema “Emergência Climática: o desafio da transformação ecológica”.

A base desses encontros são as Unidades Regiões do Inema: Seabra, Barreiras, Itabuna, Eunápolis, Vitória da Conquista, Senhor do Bonfim e Juazeiro.

A diretora de educação ambiental para a sustentabilidade da Sema, Kitty Tavares, explicou que este é um momento de articulação para fortalecer a participação social em todos as regiões do estado.

“É um movimento onde convidamos a todos os atores sociais de cada município a se unirem no propósito de convocarem as conferências municipais, elegendo seus delegados para participarem da Conferência Estadual, uma etapa imprescindível para fortalecer a participação social. Por isso, é essencial que essas conferências sejam organizadas ampliando o debate sobre as mudanças climáticas e a adoção de políticas ambientais sustentáveis em todo o estado”, pontuou Kitty.

Anfitriã da primeira reunião, a coordenadora regional do Inema, unidade Feira de Santana, Kelly Escolano, ressaltou a importância deste alinhamento técnico para melhor atuação do órgão ambiental junto ás comunidades e prefeituras.

“Tenho certeza que a atuação conjunta, valorizando as experiências de cada servidor e suas mais diversificadas rotinas, vai engrandecer esta mobilização e fazer com que mais cidades se organizem para suas conferências. Ao mesmo tempo agradeço a escolha da UR Feira de Santana como ponto de partida, reflete nossa relevância territorial e a capacidade de articulação regional nas discussões sobre meio ambiente”.

As visitas foram divididas em dois momentos, no primeiro com diálogo entre os servidores da Unidade Regional do Inema (Portal do Sertão), o segundo aconteceu no período da tarde, na sede da Uefs, reunindo representantes dos consórcios, colegiados territoriais e da própria universidade, ouvindo suas opiniões e conhecimentos técnicos sobre o tema.

Para o especialista em meio ambiente e recursos hídricos da UR Inema Portal do Sertão, Silvio Santos, os servidores ambientais e a própria sociedade anseiam por essas conferências. “Nós servidores estamos empenhados em contribuir, de maneira efetiva, com as nossas vivências e conhecimentos adquiridos nos diversos espaços de debates e colegiados ambientais que participamos cotidianamente. Vamos consolidar o diálogo com as gestões municipais e toda a sociedade civil, mostrando a importância deste instrumento previsto na Lei 11.612, e que a participação de todos é essencial para construirmos políticas ambientais eficazes e alinhadas às necessidades locais”.

A ação em Feira de Santana teve a adesão dos consórcios públicos Portal do Sertão, Litoral Norte e Agreste Baiano, Bacia do Jacuípe, Território Sisal, Semiárido Nordeste 2 e Território do Recôncavo.

Fonte: Ascom/ Sema Inema