Casa do Governo inicia programação diversificada na Flica 2023
Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Com o tema “O mundo da literatura em festa”, a 12° Feira Literária Internacional de Cachoeira (Flica), promete ser mais uma grande celebração da cultura, arte e educação, com uma programação diversa e que irá transformar o Recôncavo Baiano no palco da maior festa literária do Norte/Nordeste. A Flica tem apoio do Governo do Estado, que assim como no ano passado, reúne atividades dos órgãos e secretarias estaduais na Casa do Governo, localizada na Fundação Hansen Bahia, durante os dias do evento, que acontece entre 17 a 20 de outubro.

As atividades na Casa do Governo acontecem até sábado (19), com saraus, lançamentos de livros, robozão, rodas de conversa, contação de histórias, intervenções artísticas, oficinas, ação promocional, palestra cantada com Mestre Bule Bule e muito mais. (Confira a programação completa).

Link Personalizado

A abertura oficial, na quinta-feira (17), será realizada com apresentação musical da Banda de Música da PMBA, sob a regência do Maestro Wanderley, da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), às 11h30. A programação segue com a Janela Poética da Secretaria de Educação (SEC-BA) e apresentação do Coro Sinfônico da Polícia Militar da Bahia. A partir das 14h, o público poderá participar da Roda de Conversa com a oficina de tranças Nagô da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi). Num momento de autocuidado, a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), promove aula de Yoga.

Ainda na quinta-feira (17), acontecem mais atividades da Janela Poética e da Secretaria de Cultura da Bahia, com Lançamento do Livro: Um homem chamado Dorgon, do autor Jackson Preto, realizado pela Fundação Pedro Calmon, e oficina de Cultura da Infância, jogos teatrais e músicas populares promovido pelo Centro de Cultura Popular e Identitária. A dinâmica da Casa do Governo ainda abriga o Mezanino Cultural (SEC-BA) e a oficina de Heels Dance, com a professora Talita Lima, da Fundação Cultural (Funceb/Secult-BA).

Como atividades fixas da Casa, teremos o Espaço SDE; Mobiliário Interativo que simula uma caixa de brinquedo (Seades); Balcão de Informações (SSP-BA); Exposição Cadê Minha Boneca Preta? (FPC/Secult-BA); Exposição “Corra pro Abraço” Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades); Exposição Pretitude em Foco (SEC); Espaço EGBA; Espaço FPC; Espaço Setur; Espaço SPM; Espaço Sepromi; Espaço SECTI\ Fiocruz.

A Flica 2024 é uma realização da Fundação Hansen Bahia (FHB), em parceria com a Prefeitura de Cachoeira, LDM (livraria oficial do evento), CNA NET (internet oficial do evento) e conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Bahia Literária, ação da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura e da Secretaria de Educação e da ACELEN e Bahiagás.

Fonte: Ascom/FPC