Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Em 2024, a Bahia se consolidou como uma das principais potências do turismo no Brasil, com um crescimento notável nas atividades turísticas e um aumento significativo no fluxo de visitantes.

Segundo dados do IBGE, no primeiro semestre deste ano, o volume das atividades turísticas no estado cresceu 9,1% em comparação ao mesmo período do ano anterior, superando a média nacional de 1,3%. Esse desempenho coloca a Bahia no topo do ranking entre os estados brasileiros, seguida por Minas Gerais e Santa Catarina, com 9,0% e 6,1%, respectivamente.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

O estado recebeu 4,8 milhões de viagens nacionais, um acréscimo de 325 mil em relação a 2023. Além disso, a receita com Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) das Atividades Características do Turismo alcançou R$ 2,4 bilhões.

Nos últimos três anos, a Bahia acumulou um impressionante crescimento de 102,6% no volume das atividades turísticas, superando a média nacional de 70%. O setor também contribuiu para a geração de empregos, com mais de 550 novas vagas formais no primeiro semestre, e uma taxa média de ocupação em hotéis de Salvador de 62,9%.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Proprietário de uma empresa de turismo focada em passeios e transportes, Isac Lima compartilhou sua perspectiva sobre esse aquecimento. “Estamos percebendo um aumento significativo na demanda. O crescimento do turismo impacta diretamente nossas operações e gera novas oportunidades de trabalho. Estamos otimistas para a alta temporada e preparados para atender a todos os visitantes que chegam à Bahia”.

Secretário estadual de turismo, Maurício Bacelar destacou os esforços do governo para fomentar esse crescimento. “Os investimentos em infraestrutura e o lançamento de novas rotas aéreas, como o voo Salvador-Paris, são fundamentais para consolidar a Bahia como um destino turístico internacional. Com mais de mil assentos disponíveis por semana, queremos garantir que o mundo conheça nosso patrimônio natural e cultural.”

Foto: Matheus Landim/GOVBA

Encantamento à Vista

Os turistas que chegam à Bahia não apenas buscam descanso, mas também experiências que enriquecem suas vidas. A atmosfera vibrante do estado, repleta de cultura, música e gastronomia, cativa visitantes de todas as partes do Brasil e do mundo.

Turista de Rondônia, Nair Fuchs expressou sua satisfação. “Eu sempre quis conhecer a Bahia. As praias e a cultura aqui são incríveis. Estou adorando a experiência e com certeza vou recomendar para todos os meus amigos”.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

De João Pessoa, Emanuely Lima acrescentou. “Escolhi a Bahia por suas belezas naturais e pela história rica. Cada lugar que visito me impressiona mais, definitivamente pretendo voltar. A rica herança histórica, visível em locais como o Pelourinho e o Mercado Modelo, oferece aos visitantes uma imersão na cultura local, são experiências que ficam marcadas na memória de quem as vivencia”.

Conheça o Brasil Voando

O projeto “Brasil Voando”, idealizado pelo Ministério do Turismo em colaboração com o Ministério de Portos e Aeroportos e a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), visa estimular as viagens pelo Brasil, democratizando o acesso à aviação civil. A iniciativa não apenas busca aumentar o número de rotas, mas também tornar os voos mais acessíveis e menos custosos.

Foto: Matheus Landim/GOVBA

As companhias aéreas estão adesivando suas aeronaves com elementos icônicos da cultura baiana, como a capoeira e o acarajé, promovendo a identidade do estado. Essa abordagem não só reforça o turismo local, mas também transforma a Bahia em um ponto estratégico no mapa das viagens nacionais.

Novas Rotas

Com o lançamento do voo direto entre Salvador e Paris, a Bahia se torna ainda mais acessível ao público internacional. A partir de 28 de outubro, a Air France oferecerá três frequências semanais, proporcionando mais de mil assentos por semana. O voo, que parte de Salvador às 18h50 e chega a Paris no dia seguinte, conecta os turistas a mais de 180 destinos na Europa e além.

Voo Salvador-Paris começa a operar no dia 28 de outubro conectando a Bahia a mais de 180 destinos pelo mundo
Foto: Joá Souza/GOVBA

Essa nova rota representa um marco na estratégia do governo baiano de posicionar o estado como um destino turístico global, destacando não apenas suas belezas naturais, mas também seu rico patrimônio cultural.

A Azul Linhas Aéreas anunciou novas rotas a partir de Salvador, incluindo um voo diário para Barreiras e dois voos semanais para Lençóis e Guanambi. As aeronaves – bimotores e pressurizados – são ideais para rotas regionais. Com essas adições, a Azul passará de 198 para 299 voos semanais na Bahia, facilitando o acesso a diversas regiões e atraindo mais turistas. Além disso, a companhia oferecerá serviços aprimorados, focando no conforto dos passageiros desde a decolagem.

Repórter: Tácio Santos/GOVBA