Cineteatro 2 de Julho, Bel Borba e Mestre Fazinho estarão no Bem Bahia da TVE

A 9ª edição o Cine Kurumin – Festival Internacional de Cinema Indígena acontece de 17 a 20 de outubro no Cineteatro 2 de Julho. A programação inclui debates, atividades didáticas e interativas, além da exibição de 70 produções indígenas, entre longas, médias e curtas-metragens de diversos gêneros. A cerimônia de abertura acontece nesta quinta-feira (17), às 16h, e a programação completa pode ser conferida no link http://www.cinekurumin.com.br.

O evento realiza uma Mostra Competitiva, além das Mostras Especiais ‘Minérios são lascas de céu’, com a presença do realizador Morzaniel Iramari Yanomami, diretor de três filmes exibidos no festival; ‘Awé – Olhares do Nordeste Indígena’, com produções de povos do Nordeste, apresentada pelos curadores Ziel Karapotó e Bia Pankararu; e ‘Katahirine – Constelação Audiovisual das Mulheres Indígenas’, com a apresentação da curadora Olinda Muniz, que também realiza um workshop sobre Artes Indígenas na programação. Os ingressos são gratuitos, podem ser reservados no Sympla.

Link Personalizado

O Cine Kurumin é um dos mais importantes festivais dedicados à exibição de produções audiovisuais indígenas no Brasil, e acontece desde 2011, com edições realizadas na cidade de Salvador e em territórios dos povos, Tupinambá de Olivença, Pataxó, Tumbalalá, Tupinambá da Serra do Padeiro e Kiriri, na Bahia. Na edição deste ano, além de Salvador, a mostra também acontece nos territórios indígenas dos povos Payayá e Pataxó, na Bahia.

Festival de Cinema Indígena acontece no Cineteatro 2 de Julho
Ilustração: Ascom/Irdeb

O percurso das narrativas audiovisuais indígenas leva a imaginar futuros possíveis, futuros ancestrais, apontando para a demarcação dos Territórios Indígenas como esse futuro. Para fortalecer esse debate, estarão presentes diversos realizadores, lideranças e representantes indígenas, como Andressa Apinajé, Bia Pankararu, Sarah Brites, Ana Carvalho, Alberto Alvares, Eder Santos, Edivan Guajajara, Bih Kezo, Marcelo Cuhexê Krahô, Morzaniel Yanomami, Olinda Muniz, Otávio Kaxixó, Renan Khisetje, Txira Hunikuin, Juvenal Payayá e Ziel Karapotó.

O Cine Kurumin – Festival Internacional de Cinema Indígena tem apoio financeiro do edital SalCine, Prefeitura Municipal de Salvador, Ministério da Cultura e do Governo Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.

Fonte: Ascom/Irdeb