O Univerciência deste sábado (19) apresenta um projeto que utiliza a tecelagem para alfabetizar jovens e adultos, e a investigação de uma substância do sapo para tratar a ansiedade. O telespectador confere, ainda, o desenvolvimento de um inventário de peixes para políticas ambientais, e o monitoramento de combustíveis para garantir a sua qualidade. O programa vai ao ar aos sábados, às 13h30, com horário alternativo às quartas-feiras, às 19h. 

Pesquisadores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), campus de Amargosa, têm utilizado a arte da tecelagem como ferramenta para alfabetizar jovens, adultos e idosos. O programa que une educação e cultura popular tem transformado histórias de vida, promovendo tanto a alfabetização quanto a formação política e a preparação de jovens para o ingresso na universidade. A iniciativa promove ainda a economia solidária através da feira ‘Prosas do Campo’.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), estudos inovadores trazem o uso de substâncias psicodélicas no tratamento da ansiedade. Utilizando a 5-MeO-DMT, substância extraída do sapo da espécie bufo, os pesquisadores do Instituto do Cérebro identificaram um potencial efeito ansiolítico que pode durar até cinco dias após a aplicação. O programa vai mostrar a investigação, que está sendo conduzida pelo laboratório de Neurodinâmica, e está em fase experimental com ratos.

Pesquisadores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) estão realizando um extenso levantamento das espécies de peixes na bacia do Rio Itapicuru, considerado o mais abrangente já feito na região. O telespectador confere como o Laboratório de Ictiologia do Departamento de Ciências Biológicas identifica as espécies nativas e fornece subsídios para políticas de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável. 

Buscando analisar e garantir a qualidade dos combustíveis no Ceará, pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC), campus de Fortaleza, revelam como desenvolvem há mais de 20 anos um estudo em parceria com a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O projeto é realizado pelo Laboratório de Combustíveis e Lubrificantes do Departamento de Engenharia Química, e a ação de fiscalização coleta amostras em postos de todo o estado, ajudando a diminuir o índice de adulterações.

O Univerciência é o primeiro programa brasileiro de TV e Internet dedicado à popularização da ciência produzida no nordeste brasileiro. Criado em 2020 pela TV Uesb (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) e a partir da parceria entre a TVE Bahia e cerca de 50 instituições públicas de ensino superior de toda a região, o programa conta com conteúdos colaborativos com alcance e repercussão nacional, através da veiculação em mais de 25 TVs públicas, educativas, culturais e universitárias, e nos canais das emissoras e das universidades na Internet.

Fonte: Ascom/Irdeb