Foto: Matheus Landim/ GOVBA

Esta sexta-feira (18), segundo dia de programação da Casa do Governo, localizada na Fundação Casa Hansen Bahia, foi marcada por interatividade e muito conhecimento. Os participantes da 12ª Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), tiveram acesso a oficinas e exposições promovidas pelas Secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), da Educação (SEC), de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), de Turismo (Setur) e de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), além da Fundação Pedro Calmon (FPC), Empresa Gráfica da Bahia (EGBA).

“Gostei muito da aranha, do dinossauro. E gostei tanto que voltei”. Deste jeito que Ryan Pires, estudante da Escola Municipal Florentino Firmino de Almeida, expressou o quanto gostou de participar da feira literária. Mesmo sentimento de Enzo Gabriel dos Santos, que estuda na mesma escola. “Eu também gostei muito da Flica”.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Matheus Landim/ GOVBA

Um dos destaques desta sexta foi o robozão, levado pela Secti. A interação foi o ponto alto: ele dançou e tirou fotos com os jovens. Quem também chamou a atenção dos participantes foram os óculos de realidade virtual. O equipamento despertou a curiosidade de muitos estudantes.

“A gente utiliza para vários aspectos para educação. Tem aplicativos de matemática, de história. A criança pode ir para Amazônia, pode conhecer o país todo. Tem biologia, ver a célula. Você consegue ver tudo dentro daqueles óculos. Eles amam”, explicou o professor de medicina Dante Pires, que faz parte da Fiocruz e foi convidado pela Secti.

Foto: Matheus Landim/ GOVBA

De acordo com ele, através da parceria com o Governo do Estado, por meio da SEC, os óculos de realidade virtual serão levados para aproximadamente 30 escolas baianas, distribuídas por Salvador e interior.

“Os nossos estudantes da rede estadual, da rede municipal, todo mundo passando aqui na Casa do Governo, usufruindo das entregas e ações que nós estamos ofertando aqui nesse espaço”, comemorou o diretor-geral da Fundação Pedro Calmon, Vladimir Costa.

Foto: Matheus Landim/GOVBA

“Uma sensação incrível estar aqui porque você vê coisa linda demais, é uma sensação maravilhosa”, aprovou João Victor, que cursa o terceiro ano no Colégio Estadual Antônio dos Santos Paim, em Oliveira dos Campinhos.

Educação

A SEC levou alguns projetos estruturantes, como Tempo de Artes Literárias (TAL), Festival Anual da Canção Estudantil (FACE), além da Janela Poética e o Mezanino Cultural, e animou a todos. De acordo com a superintendente de políticas para a Educação Básica da SEC, Helaine Souza, a Flica já faz parte do calendário cultural da Bahia.

Foto: Matheus Landim/ GOVBA

“É impossível pensar na cultura, na movimentação, na literatura da Bahia sem pensar na Flica. Então, para a Secretaria de Educação é muito importante que os professores, estudantes, as unidades escolares estejam envolvidas nesse processo. A Secretaria auxilia com toda a estrutura para que as escolas venham”.

Mais atividades

Quem visitou o estande da Secretaria da Segurança Pública (SSP) recebeu orientações sobre combate a violência, conheceu um pouco mais das ações desenvolvidas pela pasta e também as bodycam, as câmeras corporais, que serão instaladas por agentes das forças de segurança.

Foto: Matheus Landim/ GOVBA

Através da Empresa Gráfica da Bahia (EGBA) estão sendo impressos jornais diários com informações sobre a festa literária. O público confere como são produzidos os jornais e a impressão.

Sobre a Flica 2024

A Flica 2024 é uma realização da Fundação Hansen Bahia (FHB), em parceria com a Prefeitura de Cachoeira, LDM (livraria oficial do evento), CNA NET (internet oficial do evento) e conta com o apoio do Governo do Estado, através da Bahia Literária, ação da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura e da Secretaria de Educação e da Acelen e Bahiagás. Outras informações podem ser consultadas no site https://flica.com.br/#programacao .

Repórter: Anderson Oliveira/GOVBA