Bahia apresenta ações de conservação na COP16 da Biodiversidade na Colômbia
Foto: Reprodução/ COP16

A Bahia, representada pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), será destaque na COP16 da Convenção sobre Diversidade Biológica, que ocorre entre os dias 21 de outubro e 1º de novembro em Cali, na Colômbia. O estado apresentará resultados de programas ambientais em dois eventos importantes da conferência, que tem como tema “Paz com a Natureza”.

A participação da Bahia integra a programação oficial da COP16, onde serão discutidas questões globais relacionadas à conservação da biodiversidade e ao desenvolvimento sustentável.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

No dia 28 de outubro, durante evento promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), a Bahia apresentará os avanços dos programas “Bahia Mais Verde” e “Bahia Sem Fogo”, além do Plano de Ação Territorial para a Conservação de Espécies Ameaçadas de Extinção. As ações implementadas na Chapada Diamantina e na Serra da Jiboia serão destacadas como exemplos de políticas ambientais bem-sucedidas.

Já no dia 30, o estado foi convidado pelo Ministério do Meio Ambiente para participar de uma mesa de debates sobre o projeto GEF Pró-Espécies. A Bahia, juntamente com outros três estados, compartilhará os resultados do Plano de Ação Territorial, destacando o impacto positivo das iniciativas voltadas à conservação das espécies ameaçadas na Chapada Diamantina e na Serra da Jiboia. Além disso, será evidenciado o envolvimento das comunidades locais por meio do Programa de Educação Ambiental, desenvolvido e executado nesses territórios.

“A participação da Bahia na COP16 é uma oportunidade para mostrar nosso compromisso com a conservação ambiental e d a biodiversidade. As ações que desenvolvemos são exemplos de como unir preservação e desenvolvimento sustentável. Aqui, além de compartilharmos nossos resultados, iremos aprender com as experiências de outros países, fortalecendo nossas iniciativas,” afirmou a especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Inema Sara Alves.

A Convenção sobre Diversidade Biológica, assinada por 150 países, é o principal acordo internacional voltado à proteção dos ecossistemas. Além dessas apresentações, a delegação baiana, composta por cerca de 150 representantes, participará de diversas mesas redondas sobre temas como mudanças climáticas, restauração ecológica e conservação da biodiversidade.

Fonte: Ascom/Inema