Foto: Lucas Makult- Ascom/TCA

Enxergando o tempo como um evento cíclico, que encontra no passado, presente e futuro um mesmo espaço de experiências e memórias, o Balé Teatro Castro Alves (TCA) mergulha nas culturas africanas, indígenas e afro-brasileiras para construir o seu novo espetáculo: Eró. Inspirado na palavra da língua Iorubá, que tem o significado de segredo, Eró norteia a dramaturgia da nova montagem e junta, em cena, gerações mais velhas com artistas das novas gerações. O espetáculo reúne o corpo artístico do BTCA com bailarinos da Reforma Cia de Dança, sendo a dramaturgia e direção assinada por Jorge Vermelho, convidado especial para essa montagem.

Ao entrelaçar narrativas, corpos e sons, a nova montagem do Balé Teatro Castro Alves convida o público a uma reflexão profunda sobre suas próprias memórias e identidades, ressaltando a continuidade da experiência humana através das gerações. O espetáculo terá sua pré-estreia no dia 17 de novembro durante o Festival de Dança de Trancoso, no sul da Bahia. A estreia oficial ocorre em Salvador, nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA). A abertura da venda de ingressos será divulgada em breve.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Lucas Makult – Ascom/TCA

“Eró” propõe uma forma espiralar de representar a temporalidade nas artes cênicas, rompendo com a linearidade tradicional das narrativas. Aqui, a tradição e a modernidade dialogam, conectando o público com os ciclos da vida e promovendo uma reflexão sobre as raízes culturais e identitárias. Um espetáculo que aborda o tempo como um tecido onde cada fio se entrelaça, formando uma rede complexa de significados que evidencia a interdependência entre os seres e o universo.

O encontro entre o BTCA e a Reforma faz parte da retomada do projeto “BTCA Residências”, que tem entre seus objetivos promover intercâmbio artístico e técnico entre as companhias de dança. A Reforma é dirigida pelo bailarino Guego Anunciação, que assina a co-direção artística de Eró ao lado de Jorge Vermelho. O novo espetáculo tem também Henrique Rodovalho assinando a coreografia e a diretora Onisajé como responsável pela coordenação de pesquisa e supervisão dramatúrgica.

Foto: Lucas Makult- AscomTCA

Ficha Técnica:

Jorge Vermelho – Ator, cenógrafo, iluminador e diretor teatral, foi diretor do Balé Teatro Castro Alves (BTCA) de 2009 a 2014. É fundador e diretor artístico da Companhia Azul Celeste, em São José do Rio Preto/SP, desde 1989, onde realiza investigações nas artes cênicas. Também atuou como curador e coordenador executivo do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (FIT Rio Preto) de 2001 a 2009 e de 2017 até hoje, além de coordenar o Janeiro Brasileiro da Comédia. Recebeu mais de 150 prêmios nacionais de teatro.

Henrique Rodovalho – Diretor artístico, sócio-fundador, coreógrafo e iluminador da Quasar Cia de Dança, criou e iluminou 29 espetáculos. Atuou como ator e bailarino até 1988, quando começou sua carreira como coreógrafo e iluminador e que já lhe renderam prêmios nacionais e internacionais. Foi coreógrafo convidado de diversas companhias de dança no Brasil e no exterior, como a São Paulo Companhia de Dança e o Nederlands Dans Theater.

Reforma Cia de Dança – Fundada em 2012, a Reforma é uma companhia independente com sede em Salvador, Bahia, e ao longo de mais de uma década tem se destacado pela criação e difusão da dança contemporânea. Com um repertório extenso de obras coreográficas, a companhia tem participado de diversos festivais e mostras de dança no Brasil e no exterior. Além da criação artística, a Reforma Cia de Dança também tem desempenhado um papel importante no desenvolvimento formativo de novos talentos, oferecendo aulas abertas e oficinas de técnicas de dança para a comunidade de bailarinos emergentes.

BTCA Residência – Reafirmando seu compromisso com a dança como expressão artística, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) retoma com o projeto “BTCA Residência”, lançado inicialmente em 2008, que busca ampliar seu papel como formador de novas gerações de artistas e como plataforma de diálogo entre diferentes vertentes da dança contemporânea. A iniciativa busca aprofundar a compreensão sobre o dever da companhia enquanto instrumento para promoção de políticas públicas para a dança, analisando sua contribuição histórica e sua capacidade de adaptação às novas demandas sociais.

Companhia pública de dança contemporânea fundada em 1981, o Balé Teatro Castro Alves (BTCA) é um corpo artístico estável do Teatro Castro Alves (TCA), vinculado à Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e à Secretaria de Cultura do Governo do Estado da Bahia (Secult-BA).

Fonte: Ascom/TCA