HM tem padrões de qualidade reconhecidos e passa a ser Acreditado Pleno pela ONA
Ações de enfrentamento a violência contra a mulher no Carnaval 2017. Na foto: Hospital da Mulher. Foto: Alberto Coutinho/GOVBA

O Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos, em Salvador, foi certificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) como Acreditado Pleno. Com foco na segurança do paciente e melhoria contínua dos processos, a acreditação foi obtida após rigorosas avaliações de qualidade, gestão e segurança da assistência realizadas pela ONA no mês de setembro.

A diretora geral do Hospital da Mulher, Avana Cavalcante, agradeceu a todos os envolvidos pelo empenho e colaboração durante o processo. “Agradecemos ao Governo do Estado, Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e a todos os colaboradores. Este reconhecimento é fruto de muito trabalho e de dedicação em conjunto. A união e o amor são fundamentais para nossa permanente busca diária por excelência plena”. Para a profissional, a Acreditação não apenas valida a missão de oferecer um atendimento de qualidade, mas também reafirma o compromisso com a segurança e o bem-estar das mulheres dos 417 municípios do estado. “Juntos e juntas, continuaremos a fazer a diferen& ccedil;a na vida das nossas pacientes”, assegurou.

Link Personalizado

Foto: Ascom/Hospital da Mulher

Com sete anos de atividades, a unidade hospitalar é referência nacional no atendimento à mulher. Desde 2017, foram realizados 3,8 milhões de atendimentos especializados e serviços de alta resolução para diagnóstico e tratamento em oncoginecologia, oncologia clínica, mastologia, planejamento familiar, cirurgia geral, cabeça e pescoço, cirurgia plástica, reprodução humana e endometriose, além de atendidas, por meio do Serviço AME, mais de 1.500 mulheres que foram expostas à violência sexual.

Ensino e pesquisa

O Hospital da Mulher também é destaque pelo ensino e pesquisa, com o fomento de pesquisas cujo foco é o estudo do câncer na Bahia e participações em programas de destaque nacional, através de parcerias com o Ministério da Saúde, a Beneficência de São Paulo (BP) e Sociedade Internacional de Mastologia. Em 2023, a unidade foi selecionada como um dos cinco principais hospitais do Brasil para o tratamento da endometriose.

Práticas sustentáveis

A instituição é reconhecida pela adoção de práticas sustentáveis, com certificação concedida pelo Projeto Hospitais Saudáveis (PHS) devido às medidas para prevenção de desperdício, promoção de reciclagem e uso mínimo de materiais descartáveis. A unidade também recebeu o selo Green Kitchen, um reconhecimento à qualidade e aprimoramento contínuo das práticas sustentáveis em todo o processo de produção de alimento, bem como no estímulo à alimentação saudável no ambiente hospitalar.

Fonte: Ascom/Hospital da Mulher