Produção de ovos de galinha caipira gera renda em comunidade quilombola de Araçás
Foto: Geraldo Carvalho

Com insumos, estrutura, capacitação e boa gestão, o projeto de aviários de galinhas caipiras, especialmente para a produção de ovos, implantado na comunidade quilombola de Mato Limpo, em Araçás, promoveu muito além de segurança alimentar, mas se transformou na principal fonte de renda das famílias da Associação dos Agricultores Familiares de Mato Limpo. Executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR), a iniciativa atendeu diretamente 20 famílias, que foram contempladas com uma chocadeira para uso coletivo, a implantação dos aviários, 16 aves para cada família, e insumos para a implantação de hortas individuais.

Foto: Geraldo Carvalho

Nádia Bispo, presidente da associação, que atualmente possui 170 aves, com produção de quatro placas com 30 ovos, por dia, conta que, desde o início, as associadas tiveram a ideia de aumentar a quantidade de pintainhas para ampliar a produção de ovos, visando ampliar a produção não só para o consumo das famílias, mas para garantir a comercialização e a geração de renda. Para isso, as famílias se uniram e compraram mais uma quantidade de aves.

Link Personalizado

“São muito importantes esses projetos do Governo do Estado para nós produtores rurais, porque, às vezes, vivemos em comunidades que não têm possibilidades de trabalho. Hoje, a renda que eu tenho é da produção das minhas galinhas. Então, é muito interessante que o Governo continue investindo nos pequenos produtores, para que possam se desenvolver e tenham, além do alimento para o consumo de suas famílias, a renda”, ressalta a presidente da associação.

Foto: Geraldo Carvalho

Nádia conta que, para garantir uma renda com a qual as mulheres produtoras pudessem se manter, elas continuaram investindo na compra de novas aves: “meu sonho é ampliar um pouco mais o meu galinheiro para colocar mais galinhas e aumentar minha produção”.

Casa do Ovo

As famílias associadas verificaram que para acessar o mercado havia a necessidade de ter uma casa do ovo, para classificar os ovos e embalar. Para isso, foram em busca de parceiros, tanto do setor privado quanto da prefeitura, e conseguiram reformar o espaço da antiga sede da Associação.

Atualmente, a associação já possui a classificadora, com o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), comercializam os ovos por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e já possui uma cozinha comunitária onde utiliza os ovos na produção de biscoitos, doces e salgados. Agora, está adequando o espaço para alcançar o selo estadual para ampliar as possibilidades de comercialização. “Estamos na luta e não vamos desistir nunca”, ressalta a presidente da Associação.

O Colégio Estadual José Vicente Leal, de Araçás, está entre as escolas que recebem os ovos de galinha caipira da Associação de Mato Limpo. Nívea Santana, diretora do colégio, fala sobre a importância de adquirir esse e outros produtos da agricultura familiar.

“A gente recebe os produtos da Associação Quilombola de Mato Limpo, que a gente já conhece, mais próxima da gente. Então, o diálogo é muito mais próximo, a gente ouve, a gente vê os relatos de quem também consome, da vizinhança da comunidade, então para a gente é importante que nossos fornecedores sejam da comunidade, para facilitar. Então, o cuidado que eles têm é muito importante e a gente vê a qualidade dos produtos da agricultura familiar”, afirma Nívea.

Fonte: Ascom/CAR