Foto: Feijão Almeida/GOVBA

A 65ª escola de tempo integral da Bahia foi inaugurada, nesta quarta-feira (23), em Camaçari, Região Metropolitana de Salvador (RMS). No início deste mês, já tinham sido entregues a modernização de três unidades de ensino no município, reforçando o compromisso do Governo do Estado com a aprendizagem e permanência dos estudantes no ambiente escolar. A cerimônia contou com a participação do governador Jerônimo Rodrigues, da secretária da educação, Rowenna Brito e autoridades.

“Temos a consciência do que significa uma escola como esta, que funciona em tempo integral, um conceito nosso. Que a criança ou o jovem tem café da manhã e almoço garantidos todos os dias, bons professores, coordenação pedagógica, acesso a esporte, cultura, ciência e educação profissional. E tudo isso acompanhado de programas como o Bolsa Presença e o Pé de Meia, garantindo renda”, explicou o chefe do executivo estadual.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Com um investimento de quase R$ 30 milhões, a nova sede do Colégio Estadual de Tempo Integral Gonçalo Muniz – que homenageia o médico, escritor e um dos fundadores da Academia de Letras da Bahia -, está localizada no bairro Gleba C. A estrutura conta com 25 salas, laboratórios, salas multifuncionais, teatro, restaurante estudantil, biblioteca e quadra poliesportiva coberta.

Adicionada a toda essa infraestrutura, a acessibilidade é destaque. O estudante do 1º ano do Ensino Médio, Vinicius Martins, 18 anos, foi diagnosticado com microcefalia e má-formação dos membros inferiores, aos nove meses. Com o auxílio da cadeira de rodas, ele consegue percorrer todos os espaços da nova escola de forma rápida e confortável.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

“A outra escola tinha pouquíssima acessibilidade, era muito difícil. Aqui tem muita rampa, onde eu posso subir e descer sozinho, banheiro adaptado e mais espaço para circular. Antes eu ficava meio triste, mas com todo esse cuidado agora, me sinto privilegiado e honrado aqui nessa escola”, comemorou.

A cuidadora educacional, Givalda dos Santos, falou sobre o trabalho de inclusão realizado para pessoas com deficiência. “Atendemos cerca de 20 alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno Opositor Desafiador (TOD), limitações para andar e para se alimentar sozinho. O nosso trabalho é auxiliá-los e acompanhá-los diretamente na sala de aula. Eles também são atendidos por psicopedagogos. É um trabalho de suma importância, porque eles se sentem em casa”, explicou.

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

São 852 estudantes matriculados no Colégio Estadual de Tempo Integral Gonçalo Muniz, que em 2025, vai receber também os estudantes do Colégio Estadual Poch e Angiolona Teixeira de Souza. “Estamos falando de mais uma escola com acompanhamento e atendimento especializado para os estudantes, e completamente acessível. Ela foi feita em vários platôs para garantir acessibilidade em todos os espaços”, destacou Rowenna.

A nova unidade ainda vai ganhar, em breve, um campo de futebol society e vestiário, somando mais R$ 2,6 milhões em investimentos. O projeto está em fase de elaboração.

Avanços na educação de Camaçari

O Governo do Estado está investindo R$ 214,7 milhões na educação de Camaçari. Entre as principais ações em andamento estão a ampliação com modernização do Colégio Estadual de Tempo Integral de Monte Gordo, a requalificação do prédio do Colégio Modelo Luís Eduardo, modernização com implantação de equipamentos esportivos e restaurante no Colégio Estadual de T.I José de Freitas Mascarenhas, além de pavimentação no acesso a unidades escolares e investimentos em programas de educação.

Entre as obras concluídas, temos a nova unidade da Gonçalo Muniz, a ampliação do Colégio Estadual de Vila de Abrantes, a ampliação do Colégio Estadual de Barra do Pojuca, modernização do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, Professor Nadir Araújo Copque e Polivalente.

Repórter: Simônica Capistrano/GOVBA