Foto: Ascom/Irdeb

O filme ‘Soteropolitanas’ conta a história de oito mulheres negras, com diferentes idades e trajetórias na cidade de Salvador. O documentário estreia na TVE nesta terça-feira (19), às 20h30, e compõe a programação especial do Novembro Negro na emissora pública.

Com argumento e direção de Vânia Lima e roteiro de Ailly Cavalcante, Daniel Arcades e Vânia Lima, a obra é uma realização da Lima Comunicação, com produção da Papa Jaca Filmes e da Têm Dendê Produções. O filme é baseado em um poema escrito pelas mãos de várias mulheres de Salvador, especialmente de mulheres pretas, fazendo uma saudação às mulheres ancestrais que dão força para as mulheres contemporâneas falarem das suas lutas.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Em meio a representações diversas, o filme faz um chamado para falar sobre o ontem e mostrar como essas mulheres chegaram a Salvador e ao atual momento da história. Esse retrato do olhar de mulheres negras soteropolitanas resulta em um registro documental composto por depoimentos, poemas, imagens e música, revelando a importância da mulher na construção dessa cidade.

A obra Soteropolitanas tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura, via Lei Paulo Gustavo.

Fonte: Ascom/Irdeb