Secretaria da Administração debate gestão do patrimônio imobiliário do Estado
Foto: Ascom/Saeb

O secretario da Administração, Edelvino Góes, falou na abertura o 7º Encontro de Gestão de Imóveis, realizado pela Superintendência de Patrimônio de Bens Imóveis (Supat), unidade vinculada à Saeb. O titular da pasta citou os avanços obtidos na área e destacou a importância de continuar implementando soluções inovadoras. O evento foi realizado nesta quinta-feira (21), no auditório Mestre Álvaro, no Centro de Operações e Inteligência de Segurança Pública (COI), situado no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

O secretário citou projetos da Saeb como o Registro de Preço para realização de levantamento topográfico, o credenciamento de avaliadores de Imóveis e o termo de cooperação técnica com a Associação de Registradores de Imóveis da Bahia (Ariba). Os três são projetos que concedem agilidade e celeridade à gestão do patrimônio imobiliário do Estado.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Góes ressaltou a necessidade da gestão de imóveis está sempre empenhando esforços para implantar práticas inovadoras para enfrentar o desafio de administrar os imóveis públicos. “O estado possui mais de oito mil imóveis e temos um grande desafio de manter esses bens conservados, de dar destinação aos imóveis e conceder finalidade pública para eles. Para alcançarmos esses objetivos desafiadores precisamos manter esforços inovativos e disruptivos”, comentou o secretário.

O evento é realizado pela Diretoria de Administração de Bens Imóveis (DBI), unidade pertencente à Supat/Saeb. O objetivo do encontro é aprimorar a gestão dos bens públicos, debatendo as diretrizes, discutindo normativos legais e promovendo a troca de experiências entre os servidores, especialistas da área e outros participantes.

Além da fala do secretário da Administração, o encontro também contou com painéis e palestras para debater a administração do patrimônio imobiliário do Estado. Na parte da manhã, o 7º Encontro de Gestão de Imóveis contou com a apresentação do historiador e professor da Ufba, Ricardo Carvalho, que fez uma abordagem histórica sobre os prédios públicos, desde a construção da cidade pelo portugueses.

Ainda no período matutino, o evento contou com a fala de advogados especializados em direito imobiliário e com representantes da área cartorial, que participara do painel intitulado Direito Notarial e Registral e a Regularização dos imóveis estaduais. O encontro também teve um show de abertura da Orquestra Neojibá.

No período da tarde, a programação contou com o painel sobre Patrimônio público e a destinação de imóveis para interesse social, que teve a participação de representantes do terceiro setor. Na sequência, a advogada gaúcha Daniela Beling, especialista em direito urbanístico e imobiliário, falou sobre a experiência do Rio Grande do Sul na gestão dos imóveis públicos em situações de crise.

Para fechar com chave de ouro, o procurador do Estado, Roberto Figueiredo e a diretora de Administração de Bens Imóveis, Laura Protásio, trataram sobre o tema a Nova Lei de Licitações/Projeto Loca ou Compra/Simov de Terceiros. “Estamos na 7ª Edição do Encontro e tivemos recorde de inscritos, com mais de 220 pessoas. Isso demonstra o interesse do público pelos conteúdos que planejamos, trazendo inovações, conteúdos atraentes, mas também demonstra a credibilidade que a Saeb tem na gestão patrimonial”, analisou Laura.

Fonte: Ascom/Saeb