Foto: Ascom/Cerb

A Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro) retorna após quatro anos e a Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb) está presente no evento realizado no Parque de Exposições. No espaço, a empresa colocou em exposição um protótipo de dessalinizador com chafariz eletrônico que transforma água salobra em potável, composto de vaso de pressão; membranas de osmose reversa para vazão de 600 litros/hora; bombas, uma de retrolavagem, e outra de dosadora de anti-incrustrante. O dessalinizador tem sido atração no evento, além das duas maquetes, uma delas é o sistema de abastecimento em Mocambo, no município de Seabra e a outra é a Barragem de Pindobaçu, no município do mesmo nome, além de distribuição de panfletos e brindes.

A implantação dessa tecnologia alternativa visa atender às comunidades que residem em localidades rurais difusas no semiárido baiano, estabelecendo uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano. A Cerb foi a responsável pela instalação da primeira unidade dessalinizadora no Nordeste do Brasil, na década de 80.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Ascom/Cerb

O equipamento foi instalado na localidade de Ciriema, no município de Serra Preta. Para evitar o desperdício, os técnicos construíram um chafariz eletrônico acoplado ao equipamento e acionado mediante a introdução de uma ficha no valor 20 centavos, disponibilizando 20 litros de água de boa qualidade para consumo humano. Esse modelo foi a alternativa encontrada para que os altos custos de manutenção fossem absorvidos pela própria comunidade beneficiada.

No semiárido baiano, 65% da água apresenta salinidade elevada e a Cerb sempre procurou utilizar tecnologias adequadas à realidade de cada região. O uso dessa tecnologia alternativa foi o ponto de partida para resolver o problema de muitas localidades onde a existência de poços com água salobra inviabilizava o seu aproveitamento para o consumo humano e animal.

Foto: Ascom/Cerb

A visitação ao espaço começou no dia 30 de novembro com funcionamento das 9 horas às 20 horas, oferecendo uma programação bastante diversificada. Além da Cerb, no Pavilhão Institucional da Fenagro, 27 secretarias estão representadas, além de órgãos vinculados à administração pública estadual e da União. O evento segue até 8 de dezembro.

Fonte: Ascom/Cerb