Foto: Vinicius Monteiro/Ascom Bahia Pesca

Presidentes de colônias de pesca, dirigentes de associações de aquicultores e das marisqueiras e autoridades debateram os desafios do setor pesqueiro no workshop “Construindo Redes”, nesta sexta-feira (6), em Salvador.

O evento promovido pela Bahia Pesca e pela Federação Baiana dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura (Febape) integrou a programação da 33ª Fenagro, que está sendo realizada no Parque de Exposições de Salvador. 

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Vinicius Monteiro/Ascom Bahia Pesca

Estiveram presentes o secretário de agricultura, pecuária, irrigação, pesca e aquicultura da Bahia, Wallison Tum, e os presidentes da Bahia Pesca, Daniel Victoria, da Febape, Antônio Carlos Teixeira, do Instituto de Desenvolvimento da Pesca, Aquicultura e Serviços (Idespa), Zé Carlos da Pesca, e do diretor técnico da Bahia Pesca, Josafá Marinho.

O workshop teve como objetivo promover a troca de experiências, fortalecer a rede de pescadores e aquicultores e discutir as principais demandas e desafios do setor pesqueiro no estado da Bahia. 

Foto: Vinicius Monteiro/Ascom Bahia Pesca

Na abertura, Daniel Victoria, ressaltou a importância da parceria com a Febape e o impacto positivo das ações conjuntas para o fortalecimento da pesca artesanal, piscicultura e maricultura na Bahia. Ele enfatizou, também, a relevância de envolver todos os dirigentes e presidentes de colônias, nas discussões sobre o futuro da atividade no estado.

O worksohop abordou diversos temas relacionados à gestão sustentável da pesca e aquicultura, incluindo a importância do associativismo e cooperativismo para o fortalecimento da categoria. Além disso, foram discutidos desafios, inovações tecnológicas e a necessidade de investimentos no setor para garantir sua sustentabilidade e geração de empregos para as comunidades pesqueiras.

Foto: Vinicius Monteiro/Ascom Bahia Pesca

A participação ativa do secretário da agricultura e dos demais representantes presentes reforçou o compromisso do Governo do Estado em apoiar a transformação do setor pesqueiro, promovendo políticas públicas que incentivem a melhoria da qualidade de vida dos pescadores e a valorização da pesca e aquicultura no estado.

Fonte: Ascom/Bahia Pesca