Fotos: Matheus Landim /GOVBA

No último dia da 15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, neste domingo (15), o governador Jerônimo Rodrigues visitou os estandes dos 27 territórios de identidade da Bahia. Realizado no Parque Costa Azul, em Salvador, o evento recebeu mais de 40 mil pessoas e 600 expositores de todo o Nordeste.

Bacia do Paramirim, Litoral Sul, Médio Rio de Contas, Bacia do Corrente, Itaparica, são alguns dos territórios que contam com uma variedade de produtos: iogurte de frutas, mel, cachaça, chocolate, sabonetes, biscoitos e muito mais. Tudo feito por agricultores familiares, que encontram na feira, um espaço importante para a divulgação e aumento das vendas.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Fotos: Matheus Landim /GOVBA

Para o governador, esse é um momento de comemoração para a agricultura familiar. “Uma feira como essa traz na sua identidade um projeto de desenvolvimento e sustentabilidade. Qualquer produto comercializado por estas mãos são os mesmos que vão para a mesa de quem produziu, então não corre risco nenhum de ter agrotóxico. É seguro. É uma alegria muito grande estar de volta hoje”, disse.

Além dos estandes territoriais, a Feira também conta com as Tendas Quilombola, Indígena e da Economia Solidária, oferecendo peças que celebram as raízes culturais da Bahia. Cocares, biojoias, cerâmicas e acessórios feitos de palha e sementes sustentáveis são apenas alguns exemplos do que estará disponível para compra, conectando o público à ancestralidade e tradição dos povos baianos.

Fotos: Matheus Landim /GOVBA

O diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro, fez um breve balanço sobre o evento. “Já podemos dizer que a feira foi um sucesso. Recebemos cerca de 40 mil pessoas em cinco dias de evento. São 600 expositores espalhados em ambientes diferentes. Temos um espaço só dos 27 territórios de identidade e nove de outros estados do Nordeste. Essa capacidade larga que a agricultura familiar tem de produzir alimentos saudáveis e com qualidade, já chama a atenção do público. Foram mais de cinco mil produtos ofertados pra esse grande encontro entre quem produz e quem consome, em um espaço democrático e de fácil acesso”, afirmou.

A programação encerra hoje, às 22h. Realizada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Ação Regional (CAR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes-BA), o evento conta com o apio de parceiros importantes como o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) e patrocínio do Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal.

Repórter: Simônica Capistrano/GOVBA