Bahia Sem Fome participa do 3º Seminário Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica
Foto: Thassio Ramos

A participação do ‘Bahia Sem Fome’ (BSF) no 3º Seminário Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica reafirma o compromisso da política pública de agroecologia no Estado. O evento foi realizado no Hotel Bahiamar, em Salvador, no sábado (14), e integra a programação da 15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que acontece até este domingo (15) na capital baiana. Participam do seminário secretarias de Estado, agricultoras e agricultores, professores, estudantes e organizações da sociedade civil. 

O maior programa estadual de combate à fome está à disposição para colaborar e construir coletivamente soluções para fortalecer a agroecologia como estratégia essencial para combater a fome e promover a sustentabilidade no Estado, segundo o coordenador do BSF, Tiago Pereira. “Sabemos que já temos diversas iniciativas, como cursos técnicos, fomentos à produção, assistência técnica e ações de convivência com o semiárido. A nossa grande expectativa é firmar o acordo de empréstimo com o Banco Mundial, através do Bahia que Produz e Alimenta, um dos principais laboratórios da política de agroecologia e produção orgânica no estado. Combater a fome é também fortalecer o Estado Democrático de Direito, e eventos como este são fundamentais para avançarmos juntos nessa missão”, defendeu o doutor em agroecologia. 

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

Foto: Thassio Ramos

Durante o período da manhã, a especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPPGG), Lara Matos, destacou a importância de construir convergências entre as políticas públicas voltadas à agroecologia e à produção orgânica, integrando essas ações com a elaboração de planos abrangentes e eficazes. A especialista ressaltou que “o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, embasado pela Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional e pela política estadual, já incorpora a agroecologia como um de seus pilares”. Matos ainda destacou a importância dos participantes do seminário contribuírem na oficina do Conselho Estadual de Segurança Alimentar (Consea-BA) prevista para fevereiro de 2025, que discutirá o III Plano de Segurança Alimentar e Nutricional (Plansan). 

O seminário foi promovido pela Comissão Interinstitucional de Agroecologia e Produção Orgânica (Ciapo). O programa Bahia Sem Fome coordena a Comissão Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (Ceapo), instituída na Lei de Agroecologia e Produção Orgânica. 

Fonte: Ascom/BSF