Foto: Ascom/HEC

Inaugurada em 19 de dezembro de 2017, a maternidade do Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, já soma um total de 13.458 partos realizados em sete anos de funcionamento. A unidade dispõe de emergência obstétrica, enfermaria, centro obstétrico, unidade de terapia intensiva (UTI) obstétrica e, desde o início de 2024, conta, também, com a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera (CGBP). Essa nova estrutura oferece suporte a mães que aguardam o parto ou necessitam de acompanhamento sem possibilidade de retornar às cidades delas, o que contribui para a liberação de leitos hospitalares.

Em 2024, a maternidade realizou 1.965 partos, registrando 1.977 nascimentos e 2.144 atendimentos. Desde a abertura, a maternidade já contabiliza um total de 24.729 atendimentos.

Link Personalizado

📱💻Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.

“A maternidade do HEC tem se consolidado como uma referência em assistência humanizada e segura para gestantes de alto risco. Cada parto realizado representa o resultado do esforço de uma equipe comprometida em salvar vidas e cuidar de famílias de toda a Bahia”, afirma a coordenadora de enfermagem do centro obstétrico, Nayana Silva.

Foto: Ascom/HEC

“Trabalhar na maternidade do HEC é lidar diariamente com desafios e conquistas. Durante os anos, temos nos dedicado a oferecer um atendimento integral e acolhedor, com foco na segurança e no bem-estar de mães e bebês, sempre valorizando a vida em todas as suas etapas”, destaca Raiana, coordenadora da clínica obstétrica.

A estrutura do hospital conta com uma equipe multidisciplinar e 260 leitos, sendo 44 destinados à maternidade com o perfil de atendimento voltado para gestantes de alto risco.

O HEC é uma unidade do Sistema Único de Saúde (SUS), pertencente à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e, desde 2015, gerida pela Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil. O hospital atende a toda Bahia, sendo referência em média e alta complexidade para os 72 municípios da macrorregião centro-leste do estado. Além dos serviços obstétricos, o hospital oferece atendimento pediátrico, diagnósticos e atividades de ensino, sendo reconhecido com a certificação ONA Nível 2.

Fonte: Ascom/HEC