Para fortalecer o ecossistema de inovação e empreendedorismo na Bahia, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), firmou mais uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O novo convênio busca estimular o desenvolvimento de startups e empresas de base tecnológica, promovendo ações como capacitações, desafios tecnológicos, missões empresariais e eventos de inovação. As atividades pretendem conectar empreendedores a oportunidades e ampliar o impacto das iniciativas inovadoras no estado.
Entre as iniciativas se destacam os Meetup Summits, que ocorrerão em várias cidades do interior do Estado, conectando empreendedores locais a investidores, e o Empretec Startups, seminário de imersão voltado ao desenvolvimento de modelos de negócio inovadores. Além disso, o Desafio Tecnológico oferecerá suporte financeiro e mentorias para potencializar empresas inovadoras, e missões técnicas levarão startups locais a eventos nacionais. Também está programado o Bahia Tech Experience – BTX, previsto para maio de 2025, que reunirá participantes de todo o estado em Salvador, proporcionando oportunidades para exposição de startups, conexões com o mercado global e troca de experiências.
Clique aqui e acesse o ba.gov.br. Informações do estado e diversos serviços, tudo em um só lugar.
Outras ações incluem programas de aceleração voltados para áreas estratégicas, como biotecnologia e games, que buscam qualificar empreendedores e fortalecer setores promissores para a economia do estado. Já iniciativas como o Sebrae Like a Boss e o Startup Day ampliarão a visibilidade das startups baianas, oferecendo capacitações e oportunidades em eventos de destaque nacional.
O convênio contará com um investimento de R$ 15 milhões e prevê impactar diretamente mais de 15 mil empreendedores até 2026. Além de fortalecer a cultura empreendedora, a iniciativa promete impulsionar a geração de empregos, promover o desenvolvimento sustentável e interiorizar as ações de inovação. À medida que os eventos ocorrerem, as informações serão divulgadas nas redes sociais das instituições.
O secretário da Secti, André Joazeiro, ressalta o impacto significativo dessa parceria para a interiorização das iniciativas de inovação na Bahia: “estamos comprometidos com o Sebrae para dinamizar o ecossistema de inovação. É o parceiro ideal, tanto pela qualidade na atuação, quanto pela capilaridade em todos os territórios de identidade. Essa parceria vai criar oportunidades para a juventude, além de oferecer suporte direto aos municípios, gerando desenvolvimento socioeconômico, sustentável e interiorizado, que é a missão estabelecida para a Secti pelo governador Jerônimo Rodrigues”.
Para o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury, a sinergia entre as instituições irá fazer com que a Bahia continue avançando no campo da inovação: “fortalecer esta cooperação, ampliando os eventos e ações que realizamos conjuntamente, é um passo importante para posicionar bem a Bahia no cenário da inovação. Não tenho dúvidas de que o impacto das ações reforçará o ecossistema de inovação, com nossas empresas de tecnologia contribuindo para o estímulo à cultura empreendedora”.
Já o diretor técnico do Sebrae Bahia, Franklin Santos, enfatiza que o acordo contribuirá para expandir o alcance das iniciativas no estado: “nosso ecossistema de inovação ganha um reforço importante para o período de 2025 e 2026. O convênio celebrado amplia a capacidade de as instituições investirem no desenvolvimento e competitividade dos negócios ligados à área de inovação, com ações que vão beneficiar segmentos emergentes na nova economia, como a produção de games e biotecnologia. Tudo isso, de forma sinérgica e coordenada, com eventos que vão marcar o calendário do empreendedorismo baiano”.
Tauan Sousa, coordenador de Negócios Inovadores do Sebrae Bahia, aponta que o novo convênio é fruto do sucesso de iniciativas anteriores realizadas em parceria com a Secti: “essa é a continuidade da parceria entre Sebrae e Secti. Tivemos tanto êxito na execução, na realização e no impacto do primeiro convênio que evoluímos para esse próximo acordo, de maior porte e de maior perenidade. Temos muito trabalho pela frente, com uma série de ações previstas para os próximos anos”.
Fonte: Ascom/Secti