A Secretaria do Turismo do Estado (Setur) criou o Projeto ‘Taxista Amigo do Turista’, que vai beneficiar 300 profissionais de Salvador e região metropolitana, com cursos de qualificação voltados para idiomas (inglês e espanhol), atendimento ao público, conhecimentos sobre destinos turísticos e história local, além de módulos de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no âmbito turístico e noções de acessibilidade.

O projeto, apresentado na segunda-feira (24), prevê uma série de atividades e a distribuição de ‘Kits de Conhecimento’ – CDs e DVDs com aulas de inglês e espanhol, mapas de pontos turísticos, entre outros. O objetivo é aperfeiçoar a qualidade do serviço, sobretudo para megaeventos como a Copa do Mundo, quando são esperados 70 mil turistas estrangeiros para Salvador.

Durante o encontro, que reuniu dezenas de taxistas e representantes de cooperativas de táxis de Salvador e região metropolitana como Saltur, Comtas, Coometas, Elite Táxi e Coopteletaxi, o secretário do Turismo, Pedro Galvão, ressaltou a importância dos profissionais para o setor. “São os taxistas que passam as primeiras impressões para os turistas, e nós queremos que eles deem bons cartões de visita da Bahia para aqueles que vêm à nossa terra”.

Otimismo

Os profissionais acreditam que a qualificação vai auxiliá-los e apostam no aprendizado de um segundo idioma para fidelizar a clientela. “Falar um idioma faz a diferença em qualquer categoria e a diferença desse é que haverá aulas presenciais, com um professor para tirar as nossas dúvidas”. Cláudio Brito disse que o maior desafio é reservar um tempo para assistir às aulas, mas que há a clara disposição dos profissionais para melhorar a qualidade do serviço.