Os representantes das entidades e comunidades tradicionais habilitadas para integrar o Conselho Estadual de Juventude (Cejuve) devem comparecer à assembleia de eleição, respectivamente, na terça e na quarta-feira (12 e 13), das 8h às 16h, na Assembleia Legislativa da Bahia, em Salvador. A lista definitiva dos candidatos foi divulgada no Diário Oficial do Estado dos dias 5 e 6 de outubro e também está disponível no site da Secretaria Estadual de Relações Institucionais.  

São 40 vagas destinadas para sociedade civil, entre titulares e suplentes, distribuídas da seguinte forma: fóruns e redes da juventude (6); movimentos, associações ou organizações da juventude (22); e entidades de apoio às políticas públicas de juventude (12). O mandato é de dois anos, podendo ser prorrogado. O poder público ocupa 20 cadeiras no Conselho.

Criado em 2008, o Cejuve é um órgão colegiado de caráter consultivo, vinculado à Serin, que tem entre suas atribuições promover estudos, debates e pesquisas sobre a realidade da juventude, a fim de contribuir na elaboração de propostas de políticas públicas. É seu papel ainda propor estratégias de acompanhamento e avaliação da política estadual de juventude.

Conselho se destaca na defesa dos direitos da juventude

O Cejuve, em parceria com a Coordenação de Políticas de Juventude da Serin, tem promovido uma série de ações para garantir a efetividade das políticas públicas voltadas para o segmento. Em agosto deste ano, lançou uma campanha de incentivo à criação de conselhos municipais de juventude, durante o III Encontro Baiano de Conselhos e Gestores de Políticas Públicas de Juventude, no município de Itabuna.

Segundo a presidente do Cejuve, Michelle Vieira, os municípios que tiverem organismos institucionais de juventude, como os conselhos municipais, serão priorizados em programas e projetos dos governos federal e estadual. Vale destacar ainda a realização do Seminário de Avaliação do Programa Trilha, voltado para capacitar jovens baianos para o mercado de trabalho. O evento reuniu, em junho deste ano, professores, conselheiros e jovens beneficiados para analisar o programa e contribuir para o seu aperfeiçoamento.

O Conselho também está envolvido no programa Parlamento Jovem Baiano e na preparação da VI Bienal de Jovens Criadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O primeiro vai permitir que estudantes do sexto ao nono ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares vivenciem, entre os dias 9 e 13 de dezembro, a jornada de trabalho dos deputados estaduais.

A ficha de inscrição deve ser entregue, até o dia 14 de novembro, na escola onde o candidato estuda, juntamente com o projeto de lei de sua autoria, cópia do documento de identidade e comprovante de matrícula. Já a Bienal acontece entre os dias 3 e 7 de dezembro, em Salvador, com o objetivo de promover intercâmbio multicultural e artístico entre os jovens dos países lusófonos, incentivando, apoiando e promovendo sua criatividade, inovação e empreendedorismo.