O grupo baiano Percussivo Mundo Novo e o rapper senegalês Didier Awadi são as atrações do Especial TVE Bahia deste sábado (16), às 15h. O programa foi gravado durante o Festival de Músicas Mestiças, realizado no Museu do Ritmo.

O Percussivo Mundo Novo – PMN – combina percussão com novas tecnologias digitais, criando o que chama de percussão digital. Grupo de pesquisa percussiva foi criado pelo músico e produtor Mikael Mutti, arranjador e diretor musical de artistas como Carlinhos Brown e Daniela Mercury, que já realizou também trabalhos internacionais com músicos como Carlos Santana e Sergio Mendes.

Os instrumentos de percussão do grupo são de fabricação própria, feitos de materiais recicláveis e a maioria está presa ao corpo dos músicos, criando novas formas de se tocar, tornando-os mais móveis e mais leves. O PMN é formado por três percussionistas, bateria móvel, baixo e dois tecladistas (percussionistas digitais).

A outra atração, Didier Awadi, é o principal representante do hip-hop do Oeste africano. Na década de 80, quando o movimento estava nascendo em Dakar, capital do Senegal, Awadi formou o Positive Black Soul, junto com o músico Duggy Tee, no intuito de promover a África através da música. Com o grupo, excursionou por todo o mundo contribuindo para a popularidade internacional do Hip Hop Galsen, movimento que se desenvolveu fortemente no Senegal.

A programação da TVE Bahia pode ser acompanhada pelo canal 2 (TV aberta) ou pelo portal do Irdeb.