Os moradores 14 municípios da Chapada Diamantina já conta com o novo serviço de nefrologia, inaugurado nesta quinta-feira (21) pelo governador Jaques Wagner e o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, no Hospital Regional de Itaberaba. A unidade tem capacidade total para atender até 210 pacientes por dia, gradativamente, nos próximos seis meses.

Em Itaberaba, até a próxima terça-feira (26), a população da região também está sendo atendida pelo programa Saúde em Movimento, em sua 58ª etapa, com a disponibilização de cinco mil consultas oftalmológicas e 1.500 cirurgias de catarata.

No município de Ipirá, Wagner inaugurou 240 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, no residencial Parque das Acácias. O empreendimento, que beneficia cerca de 960 pessoas, está localizado no Loteamento Alvorada, Ruas B e C e cada casa tem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

O governador também assinou em Ipirá a ordem de serviço para início da obra de implantação do sistema de esgotamento sanitário do município, um investimento de R$ 41 milhões, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), para beneficiar 41,9 mil habitantes.

Nefrologia

O serviço de nefrologia, em Itaberaba, possibilitará aos pacientes renais crônicos o atendimento por meio de Terapia Renal Substitutiva (TRS) como hemodiálise e diálise peritoneal. Antes da implantação da unidade, os moradores da região precisavam se deslocar até para ter acesso a este tipo de tratamento em Feira de Santana e Salvador.

Temos ampliado as instalações para pacientes que dependem de hemodiálise, que já sofrem pelas próprias condições e pelas sessões e precisavam se deslocar por 200 ou 300 quilômetros para ter acesso ao tratamento, disse Wagner.

Oftalmologia

O aposentado Genaro de Almeida conseguiu realizar todos os exames pelo programa Saúde em Movimento e só aguardava a cirurgia, marcada para o dia seguinte. Para mim, isso tem uma importância muito grande porque a visão é tudo, sem ela não somos nada.

A também aposentada Zenaide Ribeiro notou a diferença imediata logo depois de passar pelo procedimento, realizado em alguns minutos. A visão está mais limpa. Antes, eu via apenas névoa e agora vou poder costurar e andar sozinha novamente.

O serviço oftalmológico tem uma equipe de mais de 100 profissionais, entre médicos oftalmologistas, anestesista, enfermeiros, técnicos e apoio. O público é formado por alunos do programa Todos pela Alfabetização (Topa) e as pessoas com idade a partir de 60 anos.

A etapa disponibilizou uma fábrica de óculos para atendimento aos alunos do Topa. O Cartão Nacional de Saúde é obrigatório para o atendimento. No total, a estratégia já realizou mais de 110 mil cirurgias em todo o estado.

Habitação

Ter uma casa própria significa tudo e muito mais qualidade de vida, disse a professora Marilene Araújo, após receber as chaves da sua nova moradia. Já a dona de casa Sara Barreto, que é portadora de necessidades especiais, recebeu uma das oito casas térreas do residencial adaptadas com rampas de acessibilidade.

Estou muito feliz em realizar esse sonho, ainda mais com o cuidado que tiveram em facilitar nossa locomoção, afirmou Sara. Em Ipirá outras 480 moradias já foram inauguradas nos residenciais Parque do Mirante e Parque dos Coqueiros, com 240 unidades cada um.

Publicada às 11h30
Atualizada às 17h30