Para marcar o Novembro Negro, mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra (20), a TVE Bahia exibe neste sábado (23), às 17h30, o documentário produzido pelo diretor Marcos Rezende, Mulheres de Axé – Vozes Contra a Intolerância. Na tela, as memórias e as ações dos descendentes dos povos trazidos das mais distintas regiões da África, que tiveram suas histórias recriadas no estado e, por séculos, retransmitidas por intermédios dos terreiros.

O documentário exibe imagens e depoimentos sobre a atuação das mulheres na afirmação da identidade racial e dentro das casas de Axé. Elas contam como suas lutas e dos seus ancestrais contribuíram para a manutenção da família de santo, da preservação das tradições, cultura e valorização das religiões de matriz africana, ressaltando e fazendo enxergar as bases matriarcais sobre as quais foram erguidos os terreiros de candomblé.

Também dá ênfase à representatividade social e à construção familiar de apoderamento matriarcal dentro dos terreiros de candomblé e a sua autonomia, além de ter como marca informações acerca da história dessas mulheres e seus olhares sob a construção da identidade afro-brasileira.

O filme integra o projeto Mulheres de Axé realizado pelo Coletivo de Entidades Negras (CEN) e o Ilê Axé Abassá de Ogum, com o apoio da Secretaria de Políticas Para as Mulheres do Estado (SPM), da Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e Casa Civil.

Toda a programação da TVE Bahia pode ser acompanhada também pelo portal do Irdeb.