Este domingo (1º) é o Dia Mundial de Luta contra Aids. Esse ano, na Bahia, a campanha alusiva à data tem enfoque na população em geral, com o tema Declare amor à Vida. Proteja-se da Aids. A mensagem destaca a importância do uso do preservativo para a prevenção da infecção.

Estima-se que mais de 95% da população brasileira sabe que o uso do preservativo é a melhor maneira de prevenir a infecção pelo HIV, mas existem pesquisas mostrando que nos últimos anos, houve uma queda no uso de preservativo, sendo esta mais preocupante entre jovens.

Para marcar o Dia Mundial, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da coordenação estadual de DST/Aids, está promovendo uma série de atividades, que terão o ponto alto domingo, no Estádio Barradão, durante a partida Vitória x Flamengo. Será exibida a logomarca da campanha no painel eletrônico e entregue material educativo e preservativos na bilheteria e no entorno do estádio.

Uma campanha educativa será deflagrada na mídia (rádio, outdoor, eletromídia e internet), também a partir de domingo. Nesta sexta feira (29), em parceria com a secretaria municipal da Saúde de Salvador, aconteceu uma ação na estação ferroviária da Calçada, com distribuição de camisinha e atividades lúdicas.

Também está previsto um concurso de redação sobre o tema, nas escolas do Distrito Sanitário do Subúrbio Ferroviário e Itapagipe, e a campanha Fique Sabendo (testagem de HIV), uma ação conjunta dos setores da Saúde e da Educação.

Ainda no domingo, no Farol da Barra serão realizadas atividades educativas, com distribuição de preservativos para os trabalhadores na reforma da orla. Em vários municípios do interior, especialmente naqueles que têm coordenação municipal de DST/Aids, estão acontecendo palestras e testagem.

Dados

Ainda que tenhamos avanços no enfrentamento da epidemia, a Aids ainda se constitui em um grande desafio para saúde pública. No Brasil, a resposta às DST/Aids entra em um novo ciclo, com taxas de prevalência relativamente baixas na população geral, em contraste com prevalências mais elevadas em subgrupos populacionais em situação de maior vulnerabilidade, o que exige o aprimoramento das estratégias de vigilância, prevenção, assistência e tratamento. A taxa de prevalência do HIV na população geral mantém-se estável em 0,6% desde 2004, sendo 0,4% entre as mulheres e 0,8% entre os homens.

Na Bahia, desde 1984, início da epidemia, até meados de novembro de 2013, foram registrados cerca de 21.000 casos. Em 2013, até primeira semana de novembro, foram notificados 789 casos.  Cerca de 60% desses casos são de Salvador e região metropolitana. No que se refere a sexo, cerca de 63%  são do sexo masculino. A razão entre sexos, em 2013, foi de aproximadamente 2 homens para 1 mulher.  Nos últimos cinco anos, a média foi de 1,6 homens para 1 mulher.

Sexo seguro

Apesar dos avanços tecnológicos que permitem a qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV/Aids, o ideal é não adoecer, como defende a  coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids, Jeane Magnavita. E a melhor (a mais efetiva) forma de evitar, ainda é a prática do sexo seguro, conclui Magnavita.

Outra estratégia de prevenção inovadora e importante é a introdução de antiretrovirais cada vez mais cedo, antes do aparecimento de sinais e sintomas da doença. Para isso, o diagnóstico precoce é imprescindível. O teste rápido de Aids tem sido o maior investimento do Ministério da Saúde e da Sesab para o acesso ao diagnóstico na Atenção Básica de Saúde.

Na Bahia, a cobertura de teste rápido de HIV tem aumentado e a expectativa é de ampliar ainda mais, sobretudo entre as mulheres, por causa da oferta de testagem durante o pré-natal. As populações mais vulneráveis e pessoas co-infectadas com HIV e tuberculose também terão prioridade. A testagem pode ser feita nas unidades básicas de saúde, por médicos e enfermeiros, e nos Centros de Testagem e Aconselhamento para DST e Aids (CTAs).