Nos próximos dias, as condições do tempo na Bahia deverão ser influenciadas por dois sistemas meteorológicos. Um deles é a umidade do ar, vinda da região Amazônica e do Oceano Atlântico, que deverá contribuir para a ocorrência de chuvas, principalmente, nas regiões oeste, São Francisco, Chapada Diamantina, sudoeste e sul do estado.

O outro fator é o calor – típico dessa época do ano – que, além de intensificar essas chuvas, ainda pode aumentar as chances de ocorrer trovoadas em algumas áreas dessas regiões.

Com essa previsão de chuvas mais intensas, se mantêm os cuidados que possam reduzir os riscos de um acidente grave durante as trovoadas, como por exemplo, evitar se proteger dessas chuvas embaixo de árvores e ficar exposto em área aberta.

De acordo com o serviço de meteorologia do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), outro sistema meteorológico responsável por influenciar o tempo na Bahia é uma massa de ar quente e seco.

No entanto, este atua com mais intensidade nas regiões do Recôncavo, norte e nordeste, onde o predomínio é de céu ensolarado e as chances de ocorrer chuvas serão menores. Mesmo assim, no final da tarde e durante a noite, há possibilidade de ocorrer chuvas fracas em áreas isoladas dessas regiões.

Mesmo sendo primavera, as temperaturas esperadas para os próximos dias serão típicas de verão, ou seja, elevadas em praticamente todas as regiões do estado. As máximas para o período poderão chegar aos 37°C, principalmente, nas regiões oeste e São Francisco, onde estão previstos os maiores índices. Já nas áreas serranas das regiões sudoeste e Chapada Diamantina são aguardadas as menores temperaturas, com mínimas de até 17°C.

Capital 

Em Salvador e região metropolitana a umidade vinda do Oceano Atlântico manterá o céu nublado a parcialmente nublado. As temperaturas também continuam elevadas, com valores variando entre 22°C (mínimas) e 31°C (máximas), o que aumenta as chances de ocorrer chuvas.

Maré

Entre esta sexta-feira e domingo (6 a 8), a maré deverá atingir altura máxima em torno das 7h e 19h, com valores variando de 1,7 a 2,4 metros. Já a altura mínima deverá ocorrer por volta de 1h e 13h, com valores variando de 0,2 a 0,7 metro. As ondas previstas para os próximos dias deverão ter agitação fraca, com altura máxima podendo chegar a 1,5 metro.

Radiação ultravioleta

A aproximação da estação do verão no Hemisfério Sul indica elevação na incidência da radiação solar e, consequentemente, dos Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s), deverá variar de 12 a 13 no mesmo período. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) fazem parte da categoria de intensidade ‘extrema’.

A população deve redobrar os cuidados quanto à exposição prolongada à radiação solar, principalmente, das 10 às 16h, quando os efeitos danosos são maiores. Para isso, recomenda-se o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves.