Os participantes do Encontro Nacional do Censo Escolar da Educação Básica 2013, que acontece desta terça até quinta-feira (10 a 12), no Bahia Othon Palace, em Salvador, terão oportunidade de conhecer obras de artes de alunos da rede estadual que fizeram parte do ‘2º Encontro Estudantil Todos pela Escola: ciência, arte, esporte e cultura’, em novembro deste ano, na Arena Fonte Nova.

O secretário da Educação do Estado da Bahia, Osvaldo Barreto, participa da abertura do evento, às 9h, quando serão apresentadas três canções selecionadas na etapa final do Face – Festival Anual da Canção Estudantil: ‘São Bento Grande de Angola’, ‘Muito Além de Ser Baiana’ e ‘Tribo da Palavra’. A mostra ‘Retratos do Brasil’, com 50 obras do projeto Artes Visuais Estudantis (AVE), além de 15 vídeos do projeto Produção de Vídeos Estudantis (Prove), também integram a programação.

Objetivo

“Considero muito importante que os trabalhos dos estudantes saiam do Encontro Estudantil para outros espaços e possibilidades. É importante mostrar a qualidade de um tipo de trabalho que é pioneiro na Bahia. Nestas obras, os alunos falam sobre todos os aspectos do Brasil e do mundo. E pensar no Censo é pensar justamente em quem são estes estudantes, estes sujeitos de direito”, disse a coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação, Nide Nobre.

O evento é uma iniciativa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com o propósito de avaliar a execução do Censo Escolar, realizado no país em 2013, e apresentar as propostas e alterações para o ano de 2014. O censo tem por objetivo fazer amplo levantamento, a cada ano, sobre as escolas de educação básica no país.