Até 26 de fevereiro de 2014, adultos e idosos podem participar gratuitamente das aulas de alongamento, ginástica e swing baiano oferecidas pelo Governo da Bahia, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), na Praça Wilson Lins (área do antigo Clube Português), bairro da Pituba, em Salvador.

As atividades iniciadas na manhã desta segunda-feira (16) fazem parte do projeto ‘Sudesb no Verão de Salvador’. Em sua quarta edição, a iniciativa tem o propósito de oferecer à população atividades de lazer com orientação de profissionais de educação física. Na edição anterior, mais de 13 mil pessoas marcaram presença nas aulas – a meta desta vez é que 20 mil compareçam.

“É a primeira vez que participo e estarei aqui sempre que houver tempo disponível. Descobri há dez anos que tenho diabetes e há 25 sofro com sérios problemas na coluna. Essas atividades melhoram muito a minha saúde. Além disso, aqui é um espaço para conhecer novas pessoas”, disse o ex-taxista de 70 anos, Antônio de Jesus.

Uma das participantes, que também frequenta aulas de natação oferecidas pelas ‘Escolinhas de Esporte da Sudesb’ há três anos, é a aposentada Neide Soares, 63. “Faço atividade para manter minha saúde. São duas vezes por semana na natação e agora mais duas aqui, sempre pela manhã”.

Horários

As aulas acontecem três vezes por semana – sempre nas segundas, quartas e sextas-feiras. Pela manhã, as atividades são realizadas das 6h30 às 7h20 e das 7h30 às 8h20, e no período da tarde, das 17h30 às 18h20 e das 18h30 às 19h20. Os participantes passam por avaliação individual, em que os professores verificam a altura, o peso para calcular o Índice de Massa Corporal (IMC) e a pressão arterial, além de orientar para a prática de atividades físicas.

Na abertura da programação nesta segunda-feira, o diretor de fomento ao esporte da Sudesb, Álvaro Gonçalves, destacou ser esta uma oportunidade para os praticantes de atividades físicas e também para quem não pode arcar com despesas de academia de ginástica. “Aqui, as pessoas têm a chance de fazer atividade orientada por profissionais graduados, todos registrados no Conselho Regional de Educação Física (CREF)”.

Durante a aula inaugural, tanto os que foram especialmente para exercitar o corpo quanto os transeuntes fizeram alongamento e depois dançaram no ritmo de músicas de axé. Apresentações de um grupo de dança e de capoeira com os meninos e meninas da Associação Educacional Social Ágape (Aesa) do Nordeste de Amaralina encerraram as atividades. Mais informações sobre esse e outros projetos esportivos podem ser obtidos na Coordenação de Esporte da Sudesb pelo número (71) 3103-0900.