A TVE Bahia entrou nesta terça-feira (17) na era digital. Após cinco meses de testes, a emissora passou a transmitir oficialmente o sinal HD. O ato que marcou a migração contou com a presença do governador Jaques Wagner. Ele apertou o botão que lançou definitivamente o novo sistema no ar. Também participaram da cerimônia o secretário de Comunicação Social, Robinson Almeida, e o diretor geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), Pola Ribeiro.

O investimento na aquisição dos novos transmissores representa aproximadamente R$ 11 milhões. Outros investimentos estão em curso para aquisição de câmeras e sistemas de armazenamento de imagem. Para todo o processo de modernização da TVE o investimento será de cerca de R$ 30 milhões.

O papel da TVE é mostrar nosso povo, nossa cultura e arte. Isso vem sendo muito bem feito por ela. Agora, juntamos a isso a qualidade da imagem digital. Acho que é um salto e a tendência é que o povo baiano passe a assistir ainda mais à emissora porque agora vai ter o excelente conteúdo da televisão pública junto ao que há de melhor em tecnologia de imagem, disse o governador.

Alta qualidade

Para sintonizar a TVE digital, é necessário ter antena UHF para captar esse tipo de sinal. O telespectador pode escolhe o Canal 2.1, em que é exibida programação especial em alta definição com produção da emissora, ou o Canal 2.2, que tem programação ao vivo e exibe também conteúdo da TV Brasil.

O secretário de Comunicação Social disse que o sinal digital aumenta a competitividade da programação da TVE, que antes era prejudicada pela baixa qualidade de transmissão do Canal 2, que tem baixa frequência. Vamos ter a Bahia mostrada com todas as suas cores, potencialidades e pluralidades num sinal de alta qualidade. Isso é um diferencial para a concorrência porque o telespectador, além do bom conteúdo, quer boa imagem, afirmou.

Interatividade

Nesta quarta-feira (18), a TVE também iniciará outro grande projeto, o Laboratório de Interatividade, que vai desenvolver mecanismos que permitam usar o potencial da tecnologia de transmissão digital para oferecer serviços públicos à população.

O telespectador vai poder acessar uma série de serviços pelo controle remoto de sua televisão. Na TV privada, a interação está ligada à venda de produtos. Nós queremos desenvolver interatividade que promova mais cidadania, explicou Pola Ribeiro.

Conselho

Durante o evento, o governador deu posse ao Conselho Curador do Irdeb formado por funcionários da TVE e de outros órgãos públicos do Estado. O conselho é responsável pelo acompanhamento da gestão e da produção da TVE, sugerindo e fiscalizando.

Publicada às 14h10
Atualizada às 17h15