O Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas da Bahia (NETP) promove, desta quarta (18) a sexta-feira (20), a “Campanha Natal Coração Azul”, que tem como objetivo orientar a população sobre as principais formas de prevenir esse tipo de crime, além de arrecadar alimentos não perecíveis que serão doados às vítimas do tráfico de pessoas.  A ação ocorrerá das 11h às 15h, no 3º Piso do Shopping Center Lapa. O NETP é vinculado à Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH).

Profissionais do NETP darão dicas de como a população pode identificar possíveis ameaças, como ofertas de emprego muito vantajosas em outros países. Serão distribuídos ainda materiais informativos, como cartilhas e folders sobre esse crime. O tráfico de pessoas é o tipo de escravidão moderna que envolve o transporte ou comércio de pessoas para propósitos de trabalho.

Todos os alimentos arrecadados serão doados às famílias de vítimas que após retornarem ao Brasil não conseguiram uma imediata inserção no mercado de trabalho, encontrando-se desempregadas e em recuperação psicológica. A campanha também irá beneficiar instituições que trabalham diretamente com pessoas vítimas de exploração sexual, violência doméstica, dentre outros.

As doações também poderão ser feitas na sede da SJCDH (Centro Administrativo da Bahia) ou no NETP – Rua Frei Vicente, nº 10, Pelourinho.