Na busca de geração de energia elétrica a partir da força do vento, a Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb) instalou o seu primeiro aerogerador na localidade de Romão, município de São Gabriel, região de Irecê, em 2003. O equipamento aciona uma eletrobomba submersa em aço inox que abastece a pequena comunidade de Romão, a partir de um poço tubular perfurado pela empresa.

Nesses dez anos, a Cerb contou com a parceria do Departamento de Tecnologia Eletroeletrônica do Instituto Federal de Educação Tecnológica da Bahia (IFBA). O aerogerador está instalado numa torre de 10 metros de altura, projetada e fabricada na oficina da Cerb pelo engenheiro Luiz Camelier, que coordenou a montagem.

A Cerb foi pioneira no uso dessa tecnologia alternativa para bombeamento em poço tubular, mas, também tem usado outras modalidades de captação de água nos locais castigados pela seca tendo como fonte de energia renovável o vento: os cataventos.

O Governo da Bahia, através da Cerb, já instalou mais de 100 cataventos com tecnologia agregada na zona rural, para o bombeamento de poços, sobretudo, para dessedentação animal. O catavento usa o vento para gerar energia mecânica, enquanto o aerogerador aproveita a força do vento para gerar energia elétrica.