A 3ª Bienal da Bahia inicia na próxima segunda-feira (6) as inscrições para o Curso de Formação de Mediadores, que acontece de janeiro a abril no auditório da Faculdade de Arquitetura da Ufba, localizada no bairro Federação, em Salvador. O curso é dividido em dois módulos, com foco na Formação em Mediação Cultural e na formação específica para o evento.

Durante o processo de formação, 150 mediadores serão selecionados para atuar na Bienal da Bahia, que acontece de 29 maio a 7 setembro de 2014, em mais de 30 espaços culturais de Salvador e do interior do estado.

As inscrições são gratuitas e seguem até 10 de janeiro ou até quando for alcançado o limite de 350 vagas, no site do evento. O acesso deve ser realizado somente a partir do dia 6.

Para participar, é necessário ter mais de 18 anos e possuir ensino médio completo ou em curso. Além disto, é necessário ter facilidade de comunicação, criatividade, organização, assiduidade, pontualidade e interesse. Os aprovados nos dois módulos receberão um certificado em Mediação Cultural.

Práticas educativas

A proposta do curso é criar diálogos sobre as práticas educativas em espaços expositivos, com ênfase nos processos da mediação cultural. A partir de aulas teóricas, palestras, leituras, dinâmicas de grupo, encontros mediados, pesquisa e apresentações audiovisuais, os participantes serão capacitados a desenvolverem atividades específicas e contribuírem para a compreensão das propostas artísticas do evento.

As aulas acontecem aos fins de semana, com carga horária total de 103 horas. O calendário, regulamento e a programação dos módulos podem ser consultados no site do evento.

Entre as atividades realizadas pelos mediadores está a formação dos guardas de acervo e seguranças e o atendimento aos convidados especiais da Bienal da Bahia, além da produção de pesquisas, realização de atividades práticas e preenchimento de um relatório semanal de ações.

 

bienal

Infográfico/GOVBA