Os 15 mil habitantes de Salinas da Margarida, município do Recôncavo Baiano, podem retirar medicações gratuitamente na Farmácia da Bahia, inaugurada neste sábado (4), pelo governador Jaques Wagner, acompanhado do vice-governador e secretário da Infraestrutura, Otto Alencar, e pelos secretários da Saúde, Jorge Solla, e da Casa Civil, Rui Costa.

Durante a solenidade, o governador assinou a ordem de serviço para restauração e pavimentação de 28 quilômetros da BA-534, entroncamento com a BA-001, obra que beneficia também as localidades de Conceição de Salinas, Cairu e São Roque do Paraguaçu.

Wagner afirmou que a estrada e a Farmácia da Bahia são importantes para a região, que está crescendo e se desenvolvendo com a implantação do Estaleiro Enseada do Paraguaçu, em Maragojipe. “São ações que se somam também a outros projetos, como a Ponte Salvador- Itaparica e a implantação de um polo industrial no Recôncavo para complementação da cadeia produtiva da indústria naval”.

Farmácia da Bahia

O programa Farmácia da Bahia foi criado para que a população tenha acesso a medicamentos e insumos, disponibilizados numa estrutura física adequadamente projetada para o fornecimento qualificado e humanizado. As farmácias são implantadas em cidades com até 15 mil habitantes. A unidade de Salinas da Margarida é a segunda do estado, a primeira foi inaugurada em Andaraí, na Chapada Diamantina.

A coordenadora pedagógica e moradora de Salinas, Daniela Porto, acompanhou a inauguração. Mãe de um bebê de dois meses, ela elogiou a farmácia. Nós agora temos remédios gratuitos e com facilidade. Melhora a qualidade de vida da população.

De acordo com o secretário Jorge Solla, o projeto, que prevê a implantação de 38 unidades em todo o estado, é voltado para cidades que não foram atendidas pela Farmácia Popular do Brasil. Muitas vezes os municípios guardam os medicamentos em locais impróprios, e a Farmácia da Bahia se propõe a construir equipamentos públicos com almoxarifados climatizados e todas as características necessárias para atender bem à população.

Recuperação da BA-534

O secretário Otto Alencar disse que a ordem de serviço para a recuperação da estrada foi apenas a primeira deste ano de 2014. Até o momento, segundo Otto, já foram recuperados cerca de 7.500 quilômetros de rodovias e a meta é que, até o final do ano, este número chegue a nove mil quilômetros.

Esta região do Recôncavo está recebendo grandes investimentos que vão mudar a vida da população, entre eles o estaleiro. Para tudo isso, são necessários investimentos em infraestrutura, como a ponte sobre o rio Baetantã. Este conjunto de ações vai melhorar a economia do Recôncavo, gerando emprego e renda para a população, afirmou Otto.

Para o aposentado Almir de Oliveira, que mora em Salvador e tem casa em Salinas da Margarida, a recuperação da BA-534 vai levar desenvolvimento para a região. A cidade está crescendo, recebendo investimentos privados e a estrada é fundamental para manter este nível de crescimento e para o deslocamento da população.
 

Publicada às 8h50
Atualizada às 19h