As inscrições para o edital Museu-Escola Lina Bo Bardi – Formação para Curadores, iniciativa do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), podem ser feitas até o dia 20 deste mês. Entretanto, por conta de alterações no cronograma do projeto, algumas datas relacionadas ao processo seletivo foram antecipadas.

Todas as etapas que sucedem o período de inscrições tiveram alterações nos prazos. A lista dos candidatos habilitados na primeira etapa será divulgada, no dia 27 próximo, e o resultado em 10 de fevereiro. Os habilitados na segunda etapa poderão conferir seus nomes, a partir do dia 24 de fevereiro, com o resultado final pós-recursos sendo divulgado no dia 17 de março. Já o início das atividades do projeto, que aconteceria em junho, foi antecipado para 24 de março.

Disponível para consulta no site do MAM, o edital objetiva estimular o pensamento, a concepção e a pesquisa, com atividades voltadas para artistas, pesquisadores, jovens curadores e profissionais de diversas áreas, com alguma experiência na área ou interessados em começar a desenvolver trabalhos.

Serão cinco selecionados que, ao longo de 2014, terão oportunidade de desenvolver um projeto curatorial da própria autoria, acompanhados pelo artista visual Ayrson Heráclito (BA) e pesquisadores Márcio Harum (SP) e Rodrigo Moura (MG), por meio de encontros presenciais e virtuais.

Os interessados em participar devem elaborar proposta de projeto curatorial, seguindo as orientações do Anexo II do edital, e enviar pelo correio até 20 de janeiro, via Sedex, com aviso de recebimento, acompanhada de anexos preenchidos e da documentação requerida no edital para o endereço Museu-Escola Lina Bo Bardi – Formação para Curadores – Museu de Arte Moderna da Bahia. Endereço: Av. Contorno, s/nº. Solar do Unhão, Salvador-BA, CEP 40060-060. Cada proponente poderá inscrever até duas propostas, mas apenas uma será selecionada.

Bolsa-auxílio

O projeto irá disponibilizar ainda uma bolsa-auxílio no valor de R$ 400 para um dos selecionados. Para concorrer ao benefício, ele deve morar no interior do estado, comprovar a falta de recursos para manutenção na capital durante o curso e atender às condições disponíveis no Anexo III. Caso nenhum candidato do interior seja selecionado, um da capital poderá receber a bolsa, se também atender aos requisitos descritos no Anexo III.

A lista dos projetos selecionados pelo Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais – 10ª Edição foi divulgada no dia 23 de agosto, quando o edital do Museu-Escola Lina Bo Bardi – Formação para Curadores foi um dos selecionados. Como incentivo, a instituição foi contemplada com prêmio no valor de R$ 100 mil para investir na qualificação de novos curadores.

A apresentação do edital foi realizada no dia 31 de outubro, quando representantes do museu esclareceram questões sobre o processo e discutiram o trabalho de curadoria em mais uma edição do MAM Discute Sistema e Circuito das Artes, na Sala Walter da Silveira, acompanhados do artista Ayrson Heráclito, que participará do processo de formação dos selecionados.