A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) publica no Diário Oficial desta terça-feira (18) a lista das propostas inscritas nos editais 2014 do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA). Este ano, foram destinados R$ 41 milhões para 21 editais, além da Demanda Espontânea e os investimentos em Eventos Calendarizados e Instituições Culturais.

Do total de 2.901 propostas recebidas, 2.398 foram inscritas, o que representa 82,66% de projetos habilitados. Os proponentes dos projetos devem aguardar o resultado da próxima etapa de seleção. Já 503 projetos não inscritos têm até cinco dias úteis para recorrer da decisão.

O parecer com os motivos de não inscrição pode ser solicitado via e-mail indicado no edital. Caso tenha ocorrido não observância por parte do proponente, a não inscrição será mantida. A relação de propostas inscritas e não inscritas também estará disponível no site da Secult.

Os editais que tiveram maior número de propostas inabilitadas foram os de ‘Dinamização de Espaços Culturais’, ‘Apoio a Publicação de Livros por Editoras Baianas’ e ‘Grupos e Coletivos Culturais’ com 55%, 55% e 51% de não inscritos, respectivamente. Os melhores aproveitamentos foram nos editais de Teatro, Audiovisual e Cultura Digital – com apenas 7%, 8% e 8% de não inscritos, respectivamente.

Oficinas

Este ano, a Secult realizou mais de 200 oficinas de elaboração de projetos para o FCBA em diversos municípios baianos. Outra novidade é que quase 60% de propostas foram submetidas por meio do sistema Clique Fomento, enquanto em 2013 foram 36,9%.

A maioria das propostas foi enviada no último dia de inscrição – 21 de janeiro. As comissões de seleção serão publicadas, esta semana, no Diário Oficial. O resultado final da seleção será divulgado no início de abril.
 

editais