A Polícia Militar da Bahia vai empregar um efetivo de 20.806 policiais e bombeiros na Operação Carnaval 2014 em Salvador e no interior do estado. Os detalhes do planejamento da PM foram apresentados na manhã desta quarta-feira (19), no Centro de Convenções da Bahia, pelo governador Jaques Wagner, o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, e o comandante geral da PM, coronel Alfredo Castro.

Do total, 16.388 policiais e 1.320 bombeiros atuarão na capital e Região Metropolitana de Salvador (RMS). Já o interior vai contar com o reforço de 2.597 PMs e 501 bombeiros nas principais festas carnavalescas de cidades como Itacaré, Ilhéus, Porto Seguro, Valença Palmeiras, Prado, Alcobaça, Conde, Correntina, Canavieiras e Santa Maria da Vitória.

O esquema de segurança conta com o apoio operacional de viaturas, cavalaria, além de aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar, sendo três helicópteros, um motoplanador e um avião, responsável pelo mapeamento e prestação de socorro.

Dos R$ 60,2 milhões investidos pelo Governo do Estado na realização da festa, R$ 32 milhões são destinados à área de segurança. O dinheiro será utilizado com pessoal, alimentação e deslocamentos dos policiais. “O custo se faz necessário para garantir que a festa ocorra com paz e tranqüilidade que esperam todos os baianos e turistas que virão para o Carnaval”, explica o governador.

De acordo com o coordenador executivo do Pacto pela Vida e secretário de Comunicação, Robinson Almeida, as ações de prevenção e repressão a crimes e violência durante o Carnaval seguem a política do programa. O Carnaval é uma festa muito importante para a Bahia e teremos um policiamento intenso combinado às ações de assistência social e conscientização sobre o abuso de drogas.

Centro Integrado de Gestão de Emergências

Na capital, os três circuitos contarão com postos elevados e patrulhas e serão monitorados por 150 câmeras, facilitando o acompanhamento da circulação de pessoas e o acionamento de guarnições e identificação de suspeitos em caso de ocorrências. As imagens serão transmitidas em tempo real para o Centro Integrado de Gestão de Emergências (Cige), no Parque Tecnológico.

Uma unidade móvel com sala de gestão de crises também permite o monitoramento das câmeras. A estrutura e tecnologia são as mesmas utilizadas na Copa das Confederações e na Copa do Mundo. Vamos fazer do Carnaval um grande ensaio para a Copa e toda essa tecnologia melhora a presença policial, disse o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa.

Os policiais estarão equipados ainda com smartphones conectados ao sistema de segurança através da internet e armas não-letais do tipo Taser. Também será reforçado o radiopatrulhamento no entorno dos circuitos, estações de transbordo e corredores de tráfego. A partir do dia 22 de fevereiro será iniciada a Operação Abadá, intensificando o policiamento nos principais postos de entrega de fantasias para inibir furtos e roubos das peças que dão acesso a blocos e camarotes.

Segundo o comandante geral da PM, Coronel Alfredo Castro, a corporação está preparada para o trabalho durante a festa. Quando terminou o Carnaval de 2013, começou o nosso planejamento para colocar na rua policias cada vez mais capacitados para atuar em grandes eventos.

Atendimento ao turista

No período do Carnaval, a PM disponibiliza serviços como o acompanhamento de turistas, com reforço do policiamento e um balcão de atendimento no Aeroporto Internacional de Salvador. Além do terminal, o atendimento em inglês, francês, espanhol, alemão e italiano será feito na Praça Cayru, Farol da Barra, Sabino Silva, Rua Chile, Largo do Pelourinho e Campo Grande. Os policiais bilíngues poderão ser identificados por braçadeiras que revelam o idioma falado.

Os documentos perdidos e encontrados pela PM nos circuitos do Carnaval serão cadastrados e devolvidos a seus titulares a partir do dia 10 de março no SAC Shopping Barra. Os turistas podem reaver os documentos durante os dias de festa no Quartel do Comando Geral, no Largo dos Aflitos.

Publicada às 10h10
Atualizada às 14h