Os índices de radiação ultravioleta (IUV) na maior parte da Bahia estão altos e muito altos, segundo critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS). O Centro Estadual de Meteorologia da Bahia (Cemba), da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH), informa que isso se deve à redução da quantidade de nuvens na maior parte do estado nesse período e alerta que cuidados especiais devem ser tomados, principalmente com a pele e os olhos.

O prognóstico feito pelo Cemba indica que até a próxima sexta-feira os índices de Juazeiro, Irecê, Barra, Morro do Chapéu e Barreiras estão nas categorias 8 e 9, consideradas muito altas. Em cidades como Salvador, Itacaré, Lençóis, Correntina, Vitória da Conquista, Porto Seguro e Ilhéus, o IUV está na categoria 7, considerada alta.

“Nos dois casos, a OMS recomenda proteção extra, como uso de óculos escuros, protetor solar, uso de roupas leves, bonés e, sobretudo, que se evite exposição ao sol em torno do meio-dia”, explicou Heráclio Alves, meteorologista do Cemba.

De acordo com a tabela de referência para medir o índice de radiação ultravioleta, da Organização Mundial de Saúde, os índices 1 e 2 são considerados baixos, de 3 a 5, moderados, 6 e 7, altos, 8, 9 e 10, muito altos e de 11 a 14, extremos. “Quanto mais alto o índice, mais cuidado a gente tem de tomar”, disse Heráclio.

Para ele, a tendência é de que os índices se mantenham altos durante todo o inverno na Bahia. Um dos fatores responsáveis por isso é a redução de nuvens, “um protetor natural que reduz a radiação solar”. A tendência, explicou o meteorologista, é que os maiores índices continuem sendo registrados nas regiões oeste, do São Francisco, norte, sudoeste e parte da Chapada Diamantina, onde já acabou o período chuvoso.

O panorama é o mesmo para o litoral baiano, onde o período chuvoso que começou em abril prossegue até agosto. Heráclio ressaltou, porém, que deve haver uma redução das chuvas de até 15% no Recôncavo, no sul e no nordeste.

Ele afirmou que a média histórica de precipitação para este mês, agosto e setembro é de 429,8 milímetros, sendo que os maiores volumes devem ser registrados neste mês e em agosto, com índices variando de 300 a 386,8 milímetros.

Mais informações meteorológicas no site www.srh.ba.gov.br (tempo e clima).