A partir da próxima segunda-feira (20), todas as crianças menores de 5 anos de idade devem ser levadas a uma unidade municipal de saúde para receber a segunda dose da vacina Sabin, contra a poliomielite. O alerta é da enfermeira Fátima Guirra, coordenadora do Programa Estadual de Imunização, da Secretaria da Saúde do Estado, ao anunciar o início da segunda etapa da Campanha de Vacinação, que prosseguirá até o dia 31, com a meta de imunizar cerca de 1,3 milhão de crianças.

No sábado (25), acontece o Dia Nacional de Vacinação, quando serão instalados mais de 7 mil postos de vacinação, entre fixos e volantes e mobilizadas aproximadamente 24 mil pessoas. Além da vacina contra poliomielite, que deve ser aplicada indiscriminadamente em todas as crianças menores de 5 anos, independente de já terem sido vacinadas anteriormente, estarão disponíveis as demais vacinas do calendário básico de imunização, para serem aplicadas seletivamente, com o objetivo de iniciar ou completar o esquema vacinal da população alvo.

A coordenadora Fátima Guirra explica que as campanhas nacionais de vacinação são primordiais para a manutenção da erradicação da pólio, e, para isso, são necessárias coberturas vacinais altas e homogêneas. “A ocorrência de áreas com baixas coberturas vacinais por tempo prolongado promove o estabelecimento de bolsões suscetíveis, ou seja, áreas são vulneráveis para a reintrodução do poliovírus selvagem, proveniente de regiões ainda endêmicas”, enfatiza.

Estratégia

As vacinas serão disponibilizadas, a partir do dia 20, nas unidades municipais de saúde e Unidades de Saúde de Família, onde também poderão ser aplicadas após o Dia Nacional de Vacinação. Além da vacina Sabin, contra pólio, serão aplicadas, seletivamemte, a BCG (contra tuberculose), contra hepatite B, tetravalente (contra tétano, coqueluche, difteria e meningite por Haemophilus tipo B), DPT ou tríplice (contra difteria, tétano e coqueluche), tríplice viral (contra sarampo, rubéola e caxumba) e contra a infecção por rotavírus.

A médica Alcina Andrade, diretora de Vigilância Epidemiológica da Sesab, garante que os dias nacionais de vacinação contra a poliomielite constituem uma experiência positiva e de resultado comprovado pela ocorrência do último caso de poliomielite, em 1989, e a obtenção, pelo Brasil, do Certificado Internacional de Erradicação da Transmissão Autóctone do Poliovírus Selvagem, em 1994.

“Para evitar a reintrodução do vírus da poliomielite no país, a Sesab vem assumindo, através de uma ação solidária, o compromisso de vacinar todas as crianças menores de 5 anos de idade”, afirma Alcina Andrade, acrescentando que na primeira etapa da campanha, realizada em junho, foram vacinadas 1.262.315 crianças, correspondendo a uma cobertura de 95,89% da meta – o Ministério da Saúde considera satisfatório alcançar 95% da meta.