LOCAL: Convento do Carmo.
DATA: 17.08.07 (sexta-feira).
HORÁRIO: 12h30.

O QUE É: Durante visita a Salvador, o presidente do Benin, Boni Yayi, assinará memorando de entendimento com o Governo da Bahia e a Prefeitura de Salvador.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

VISITA: Além da assinatura do memorando de entendimento, a agenda do presidente inclui visita a Casa do Benin, palestra sobre oportunidade de negócios no Benin, em evento na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e visita a exposição sobre o Programa de Desenvolvimento Integrado do Baixo Sul da Bahia (DIS Baixo Sul), promovido pela Fundação Odebrecht.

MEMORANDO: O protocolo tripartite visa promover e reforçar a cooperação econômica, social, cultural e religiosa entre o Governo da República do Benin, o Governo da Bahia e a Prefeitura de Salvador. Serão aplicadas as seguintes ações pelas partes acordadas:
Promoção do desenvolvimento econômico e comercial;
Promoção de intercâmbios culturais;
Ações na área social;
Ações na área de gestão pública;
Parcerias com empresas;
Promoção de intercâmbios escolares e universitários.

COMÉRCIO: De janeiro a julho deste ano, a corrente de comércio entre a Bahia e Benin foi da ordem de US$ 323 mil, com destaque para a exportação de fios para o país africano. Já a corrente de comércio entre Brasil e Benin, no mesmo período, chegou a US$ 21,8 milhões. O algodão debulhado responde a 88% da importação de produtos beninenses para o Brasil.

BENIN: Localizado no centro-oeste do continente africano, o país foi colônia francesa de 1892 até a década de 60 do século passado. A língua oficial é o francês e a religião semelhante ao candomblé. De lá vieram muitos escravos para o Brasil, quando nosso país era colônia portuguesa. A influência cultural dos negros do Benin está marcada principalmente na culinária baiana, que herdou o acarajé (que lá se chama acará), a feijoada, o azeite-de-dendê e o inhame. Atualmente, o Benin é um dos 30 países com maior índice de mortalidade infantil – 78 crianças a cada 1 mil morrem antes dos três anos.

CONTATO: Governo da República do Benin – (61) 3248-2192 (Isidore Benjamin Amédee Monsi, Embaixador).