Dotado de uma estrutura montada para atender exclusivamente a micro e pequenos empresários, foi inaugurado hoje (20), em Salvador, o Espaço do Empresário, uma iniciativa da Junta Comercial da Bahia, órgão vinculado à Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração (SICM). A Juceb, em parceria com o Sebrae e o Conselho Regional de Contabilidade (CRC), vai proporcionar um atendimento personalizado e mais estruturado às empresas com relação a informações sobre legislação, tributação e documentação.
A inauguração contou com participação do ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, do secretário Rafael Amoedo, e do presidente da Juceb, Afrísio Vieira Lima. Atualmente, cerca de 30% dos micro e pequenos empresários da região Nordeste, regularizados, estão na Bahia. Eles somam um total de 180 mil empreendedores, segundo dados do Sebrae. Outros 750 mil atuam na informalidade e vão ser alvo do trabalho desenvolvido no Espaço do Empresário.
“O governo Jaques Wagner prioriza o micro e o pequeno empresário e é justamente na Juceb que tudo começa. É, aqui, que o empresário começa a construir o seu sonho”, disse Rafael Amoedo, destacando que, na Bahia, para cada micro e pequeno empresário regularizado, ainda existem quatro trabalhando na informalidade, situação que precisa mudar.
O presidente da Junta Comercial aposta no investimento em novos serviços, uso das tecnologias avançadas, treinamento e capacitação de servidores para reverter essa situação. “Vamos utilizar todos esses recursos para reduzir os índices de informalidade no mercado baiano”, afirmou Afrísio Vieira Lima.
Na opinião do ministro Geddel, o Espaço do Empresário vai desburocratizar e oxigenar a Juceb, com a adoção de novos métodos para facilitar a vida dos micro e pequenos empresários. Os secretários de Infra-Estrutura, Antonio Carlos Batista Neves, e do Planejamento, Ronald Lobato, também prestigiaram a inauguração.