Cerca de 230 mil alevinos de tambaqui, tambacu, piau, carpa e tilápia-do-nilo foram doados este mês pela Bahia Pesca nos municípios de Lauro de Freitas, Camaçari, São Domingos e Brejões. A distribuição é parte do programa de peixamento de aguadas, desenvolvido pela empresa para melhor nutrir as comunidades carentes e ensinar as técnicas de manejo para o melhor aproveitamento deste cultivo.
A doação ajuda a devolver aos rios suas espécies naturais e a assegurar uma melhoria na alimentação e aumento na renda, obtida com a venda do pescado. Os filhotes de peixe, produzidos nas estações de piscicultura da Bahia Pesca, são de espécies de fácil adaptação e de alto valor nutritivo, porque apresentam teor elevado de gordura em sua carne. O excedente da produção pode ser comercializado, gerando renda extra para a população.
A doação é acompanhada de treinamento dos produtores por técnicos da Bahia Pesca. Essa orientação vai desde a maneira de adequar as barragens para receber os filhotes, passando pela alimentação correta, e finalizada com a despesca, que é a colheita do peixe cultivado. São passadas, em todos os peixamentos, todas as informações para a piscicultura semi-intensiva praticada na região de entrega.
Até o final deste mês, 39 mil alevinos serão doados em Ilhéus, Taperoá e Ourolândia. Somente este ano, o programa de peixamento da empresa distribuiu quase 4 milhões de alevinos em diversas regiões do estado. Foram atendidos 150 municípios, sendo que cerca de 10 mil famílias carentes foram auxiliadas com o peixamento dos rios locais.